Pesquisa arqueológica no sambaqui do bacanga, São Luís, Maranhão: Reflexões sobre a ocorrência de cerâmica em sambaquis do litoral equatorial amazônico
Resumo
O presente artigo trata da ocupação pré-histórica do litoral equatorial amazônico, a partir dos resultados obtidos na pesquisa arqueológica realizada no sambaqui do Bacanga, em São Luís, Maranhão. Os trabalhos de campo evidenciaram vestígios materiais de populações pescadoras-coletoras-caçadoras e ceramistas estabelecidas na região entre 6.600 e 900 anos AP. A pesquisa buscou explorar na bibliografa pertinente parâmetros que pudessem sustentar afrmações relacionadas à cerâmica antiga em sambaquis do litoral equatorial amazônico, visando fundamentar as interpretações aqui propostas.
Palavras-chave: Cerâmica, sambaqui, litoral equatorial amazônico.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v1i2.299
© As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.
|
This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License. |