Cabeçalho da página

Doença Falciforme, preconceito linguístico e sociorracial: a desinformação como determinante social da saúde no Estado do Pará, Amazônia

Ariana Kelly Silva

Resumo

O artigo discute o preconceito linguístico e sociorracial vivenciado por pessoas com Doença Falciforme (DF) no Estado do Pará, tanto nos Serviços Públicos e Privados de Saúde como na Escola, na Família e no Trabalho, resultado de uma pesquisa de campo com 45 interlocutores que convivem com o agravo e que recebem inúmeros apelidos (insultos) por causa de sua condição genética. A metodologia foi baseada em pesquisa qualitativa no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Pará – Fundação HEMOPA (2010-2011), após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa do hemocentro, com entrevistas semiestruturadas sobre como é viver com a DF no Pará, estudo etnográfico e levantamento bibliográfico sobre o tema. Objetivou-se classificar o preconceito linguístico e sociorracial vivenciado pelos indivíduos com DF como um Determinante Social da Saúde (DSS), o que torna a situação de saúde e de vida deles um problema a ser enfrentado. Os resultados indicam que 57% das pessoas entrevistadas já sofreram algum tipo de preconceito – seja linguístico e/ou sociorracial –, sendo que o cotidiano biossocial dos interlocutores com o agravo é considerado como difícil de vivenciar. Conviver com apelidos qualificados pela ‘força’ da Língua Portuguesa é visto como uma demanda de saúde pública e analisado como um DSS por envolver situações de racismo e intolerância com o Outro, além da desinformação sobre a DF, tanto de quem pratica quanto de quem lida com o preconceito. Desse modo, é de fundamental importância que a DF seja assunto de divulgação entre os órgãos competentes a fim de adquirir maior conhecimento e informações sobre a doença e, assim, obter a melhoria da situação de saúde dos sujeitos com DF no Estado do Pará.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v8i2.5055



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.