Cabeçalho da página

Etnoictiologia de Pescadores Artesanais da Comunidade Surucuá (Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns)

Josele Trindade da Silva, Tony Marcos Porto Braga

Resumo

Este estudo teve por objetivo descrever o conhecimento local dos pescadores artesanais da comunidade de Surucuá (Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns) sobre aspectos das interações tróficas entre os peixes, o uso de hábitats voltados para alimentação ou reprodução e suas relações com atividade pesqueira. Os resultados foram condizentes com a literatura científica e revelaram um saber detalhado sobre as estratégias de sobrevivência das principais espécies no ambiente, permitindo aperfeiçoar a captura dos peixes. Por fim, destaca-se um melhor aproveitamento destes conhecimentos que podem ser utilizados como ferramentas participativas de pesquisa e na elaboração de regras de gestão dos recursos pesqueiros nesta área.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v9i1.5490



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.