Levantamento das perspectivas dos atores sociais da feira do pescado de Santarém, Pará, Brasil, acerca do período de defeso
Resumo
Este estudo objetivou identificar a compreensão de atores sociais da Feira do Pescado, em Santarém, Pará, Brasil, acerca da política de seguro-desemprego do pescador artesanal. Para tanto, realizou-se pesquisa documental e de campo, a fim de construir conhecimento acerca da atuação das entidades representativas e dos associados à colônia de pescadores do município de Santarém. Para a coleta de dados, foram aplicados oitenta questionários com questões abertas e fechadas. Os resultados foram tabelados, bem como elaborou-se mapas conceituais, para melhor visualização das respostas obtidas. Os dados permitiram inferir que a pesca artesanal em Santarém enfrenta desafios diversos nas áreas social, econômica e ambiental, de modo a atender à demanda crescente da comunidade, ao mesmo tempo em que há inegável necessidade do estabelecimento de ações que busquem a preservação ambiental das espécies de pescado.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v11i1.7250
© As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.
|
This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License. |