Cabeçalho da página

Segurança alimentar e saúde bucal: estudos interdisciplinares sobre limitações para garantia da saúde em uma comunidade quilombola do norte do Tocantins

Katiane Pereira Braga, Jéssica Guimarães Dias, Silviene Fabiana Oliveira, Adolfo da Silva Melo, Sabrina Guimarães Paiva, Priciane Cristina Correa Ribeiro

Resumo

Cocalinho é uma comunidade quilombola localizada no norte do estado do Tocantins e, da mesma forma que outras comunidades de ancestralidade africana no Brasil, carece de assistência social adequada e de acesso aos serviços de saúde. Para entender o contexto atual dessa comunidade, vários parâmetros foram analisados: segurança alimentar, frequência de consumo alimentar, dados socioeconômicos e antropométricos, saúde bucal e prevalência de dentes cariados, ausentes e obturados. Os parâmetros avaliados indicaram, como esperado, uma grave falta de acesso à saúde em Cocalinho, o que reforça a necessidade de políticas públicas eficazes para atender às necessidades básicas dessa comunidade. Soluções voltadas ao incentivo da produção agroalimentar e à educação alimentar e nutricional que valorizem os alimentos regionais, além daquelas voltadas à garantia do acesso aos serviços de saúde, constituem estratégias potenciais para reduzir a pobreza e a má nutrição. Coletivamente, os dados destacam a importância de estudos interdisciplinares para melhor caracterizar as comunidades tradicionais, a fim de fornecer dados relevantes para políticas públicas adequadas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v12i1.8554



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.