Cabeçalho da página

Mulheres indígenas e participação política no contexto da 2a Conferência Nacional de Saúde das Mulheres

Maria Angélica Breda Fontão, Rosamaria Giatti Carneiro

Resumo

O artigo analisa a participação de mulheres indígenas no contexto da 2° Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, em especial da 1º Conferência Livre de Saúde das Mulheres Indígenas, que aconteceu em Brasília no ano de 2017. O estudo foi realizado a partir da observação participante e análise dos materiais produzidos e dos registros de gravações de entrevistas. As reflexões se deram à luz das discussões teóricas produzidas por pesquisadoras indígenas e não indígenas que abordaram a temática de gênero em povos indígenas, em especial aspectos da mobilização política de mulheres indígenas.
As propostas apresentadas na conferência abordam a saúde numa perspectiva ampliada. Além disso, as mulheres indígenas demandaram maior espaços de participação nas instâncias de discussão e construção das políticas públicas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v14i1.9905



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.