Mulheres indígenas e participação política no contexto da 2a Conferência Nacional de Saúde das Mulheres
Resumo
O artigo analisa a participação de mulheres indígenas no contexto da 2° Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, em especial da 1º Conferência Livre de Saúde das Mulheres Indígenas, que aconteceu em Brasília no ano de 2017. O estudo foi realizado a partir da observação participante e análise dos materiais produzidos e dos registros de gravações de entrevistas. As reflexões se deram à luz das discussões teóricas produzidas por pesquisadoras indígenas e não indígenas que abordaram a temática de gênero em povos indígenas, em especial aspectos da mobilização política de mulheres indígenas.
As propostas apresentadas na conferência abordam a saúde numa perspectiva ampliada. Além disso, as mulheres indígenas demandaram maior espaços de participação nas instâncias de discussão e construção das políticas públicas.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v14i1.9905
© As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.
|
This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License. |