REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA

A INDESTRUTIBILIDADE DO SER NA FILOSOFIA DE ARTHUR SCHOPENHAUER

Maria Valéria da Silva de Freitas

Resumo

O presente texto traz uma breve abordagem sobre a morte e a questão da indestrutibilidade do Ser a partir de uma análise da obra O mundo como Vontade e Representação, do filósofo Arthur Schopenhauer (1788-1860) e outros textos de apoio. Schopenhauer aborda a morte como natural, intrinsicamente ligada a vida, e que a mesma não é um mal para o homem e nem representa perigo para a espécie humana, por isso, não deveríamos temê-la, mas encará-la com serenidade, visto que a morte não é o fim absoluto, mas apenas o retorno do indivíduo para a natureza. O filósofo pontua que o Ser é indestrutível e que, após a morte, permanecerá presente por meio da vontade nos seres que continuam vivos. O que se perde com a morte é apenas a individualidade; a matéria, jamais a essência do Ser. Cada Ser que morre, nasce um novo em uma matéria diferente, porém com a mesma essência do que se fora, por isso o Ser em si, e por essência, não morre por ser indestrutível. Desta forma, o homem não pode viver sem pensar na morte, sendo necessário refletir sobre a finitude para viver o presente, sendo que é apenas no presente que a vontade se manifesta. Resumo: O presente texto traz uma breve abordagem sobre a morte e a questão da indestrutibilidade do Ser a partir de uma análise da obra O mundo como Vontade e Representação, do filósofo Arthur Schopenhauer (1788-1860) e outros textos de apoio. Schopenhauer aborda a morte como natural, intrinsicamente ligada a vida, e que a mesma não é um mal para o homem e nem representa perigo para a espécie humana, por isso, não deveríamos temê-la, mas encará-la com serenidade, visto que a morte não é o fim absoluto, mas apenas o retorno do indivíduo para a natureza. O filósofo pontua que o Ser é indestrutível e que, após a morte, permanecerá presente por meio da vontade nos seres que continuam vivos. O que se perde com a morte é apenas a individualidade; a matéria, jamais a essência do Ser. Cada Ser que morre, nasce um novo em uma matéria diferente, porém com a mesma essência do que se fora, por isso o Ser em si, e por essência, não morre por ser indestrutível. Desta forma, o homem não pode viver sem pensar na morte, sendo necessário refletir sobre a finitude para viver o presente, sendo que é apenas no presente que a vontade se manifesta.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOZA, Jair. Schopenhauer: a decifração do enigma do mundo / Jair Barboza. – São Paulo: Paulus, 2015. – (Coleção como ler filosofia).

EPICURO, Carta sobre a felicidade: (a Meneceu) / Epicuro; Tradução e apresentação de Alvaro Lorencini e Enzo Del Carratore. – São Paulo: Editora UNESP, 2002.

FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão / Sigmund Freud; tradução de Renato Zwick; revisão técnica e prefacio de Renata Udler Cromberg; ensaio bibliográfico de Paulo Endo & Edson Sousa. – Porto Alegre, RS: L&PM, 2011. [Coleção L&PM Pocket; v. 849].

MARTON, Scarlett. Morte como instante de vida. 2010. Extraído em 29 de março de 2018 do site http://historianovest.blogspot.com/2010/02/morte-como-instante-de-vida.html.

PLATÃO. Diálogos: Apologia de Sócrates. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Editora: Universidade Federal do Pará, 1980.

REALE, Giovanne. História da Filosofia: do romantismo até nossos dias / Giovane Reale, Dario Antiseri; - São Paulo: Edições Paulinas, 1991. – (coleção filosofia)

SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do Amor, Metafisica da morte; Tradução Jair Barbosa; revisão técnica Maria Lucia Mello Oliveira Cacciola. - são Paulo: Martins fontes, 2000. – (Clássicos).

__________________. SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo como Vontade e Representação. Rio de Janeiro: ed: contraponto, 2001.

SOUZA. Os pré-socráticos. Ed: Nova Cultural Ltda., São Paulo,1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apoena.v1i1.11572

Apontamentos

  • Não há apontamentos.