REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA

FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: SOBRE COMO OS CONHECIMENTOS FILOSÓFICOS PODEM CONTRIBUIR PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Valdson dos Remédios Silva Amorim, Jonh Elvis Costa Martins

Resumo

Este trabalho compõe-se de algumas reflexões sobre o ensino de filosofia na educação básica brasileira. Especificamente, analisar-se-ão dois pontos relativos à atividade filosófica na educação básica, a saber: 1) o ensino de filosofia concebido como exercício de pensamento, de modo a reivindicar, a partir da prática filosófica, um filosofar na educação; 2) as contribuições que a filosofia pode oferecer para a formação do aluno do ensino médio, sobretudo no que diz respeito ao exercício da cidadania. Esses dois pontos serão analisados na perspectiva de reforçar a importância da filosofia como componente curricular obrigatório e como instrumento imprescindível para que sejam alcançados os objetivos do ensino médio, última etapa da educação básica, entendida esta como instrumento que prepara o indivíduo para exercer o seu papel de cidadão.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apoena.v1i1.11573

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