Cabeçalho da página

É Círio outra vez... na ilha de Itapuá!

Cleyton José da Silva Reis, Leonardo Silveira Santos, Renilson de Brito Fagundes

Resumo

O texto que sucede esta apresentação compõe uma parte do projeto “Bio-Etnografias do Cuidado Local”, aprovado no comitê de ética em pesquisa da Plataforma Brasil e tendo como pesquisador principal Leonardo Silveira Santos, doutorando do programa de pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará. Neste ensaio (etno)fotográfico, ao lado de mais dois pesquisadores das ciências da religião, buscamos destacar a relação entre os moradores de uma ilha do salgado paraense com o círio que ocorre no local, mostrando que há formas particulares de organizar e entender a festividade a partir dos modos de vida. Entre os dias 06 e 07 de agosto vivenciamos os preparativos e a procissão pelas ruas dessa ilha, buscando, em cada registro fotográfico, em cada anotação no caderno de campo, envolver e ambientar o leitor ao círio de Itapuá. [...]


Texto completo:

PDF

Referências


Cartola; Cachaça, Carlos. Tempos Idos. Interpretação: Cartola. Disponível em: . Acesso em: 13 de set. de 2024.

MauéS, Raymundo Heraldo. 1990. A Ilha Encantada: Medicina e xamanismo numa comunidade de pescadores. Belém: Universitária UFPA.




DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v8i2.18932

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Cleyton José da Silva Reis, Leonardo Silveira Santos, Renilson de Brito Fagundes

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Caderno 4 Campos (C4C) © 2017 - criado por Discentes do PPGA/IFCH/UFPANey Gomes e Daniel da Silva Miranda; atualizado em 2025, por Ewerton D. Tuma Martins para o Repositório de Periódicos da UFPA. Licenciado sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

As/os autoras/es que publicam no Caderno 4 Campos (C4C) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente, não sendo permitidos derivados ou adaptações do trabalho original.