É Círio outra vez... na ilha de Itapuá!
Resumo
O texto que sucede esta apresentação compõe uma parte do projeto “Bio-Etnografias do Cuidado Local”, aprovado no comitê de ética em pesquisa da Plataforma Brasil e tendo como pesquisador principal Leonardo Silveira Santos, doutorando do programa de pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará. Neste ensaio (etno)fotográfico, ao lado de mais dois pesquisadores das ciências da religião, buscamos destacar a relação entre os moradores de uma ilha do salgado paraense com o círio que ocorre no local, mostrando que há formas particulares de organizar e entender a festividade a partir dos modos de vida. Entre os dias 06 e 07 de agosto vivenciamos os preparativos e a procissão pelas ruas dessa ilha, buscando, em cada registro fotográfico, em cada anotação no caderno de campo, envolver e ambientar o leitor ao círio de Itapuá. [...]
Texto completo:
PDFReferências
Cartola; Cachaça, Carlos. Tempos Idos. Interpretação: Cartola. Disponível em: . Acesso em: 13 de set. de 2024.
MauéS, Raymundo Heraldo. 1990. A Ilha Encantada: Medicina e xamanismo numa comunidade de pescadores. Belém: Universitária UFPA.
DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v8i2.18932
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Cleyton José da Silva Reis, Leonardo Silveira Santos, Renilson de Brito Fagundes

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
Caderno 4 Campos (C4C) © 2017 - criado por Discentes do PPGA/IFCH/UFPA, Ney Gomes e Daniel da Silva Miranda; atualizado em 2025, por Ewerton D. Tuma Martins para o Repositório de Periódicos da UFPA. Licenciado sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
As/os autoras/es que publicam no Caderno 4 Campos (C4C) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente, não sendo permitidos derivados ou adaptações do trabalho original.