ARQUEOLOGIA E TECNOLOGIA: o desenvolvimento de um archaeogame
Resumo
Esta nota de pesquisa faz parte de minha tese de doutoramento em Arqueologia que está sendo desenvolvida no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo em conjunto com a Leiden University, nos Países Baixos. O trabalho aqui proposto envolve a criação de um simulador tridimensional voltado a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II e anos iniciais do Ensino Médio que queiram aprender conceitos de Arqueologia e patrimônio de uma maneira diferente. Baseia-se em bibliografia especializada acerca do Archaeogaming e da Ciberarqueologia, além de contar com bancos de dados fotográficos de sítios arqueológicos. Esses recursos serão necessários para a criação de uma ferramenta de aprendizagem caracterizado por um produto assinalado como um “arqueojogo”. O objetivo principal deste projeto reside em desenvolver o simulador tridimensional tanto em sua parte bibliográfica quanto em sua parte prática, com abordagens e modelos de pesquisa que possam oferecer novos parâmetros à interpretação arqueológica.
Palavras-chave: Archaeogaming; Ciberarqueologia; Educação; Arqueologia Digital; Arqueologia Pós-Processual.
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DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v7i2.18970
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