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ARQUEOLOGIA E TECNOLOGIA: o desenvolvimento de um archaeogame

Amanda Daltro de Viveiros Pina

Resumo

Esta nota de pesquisa faz parte de minha tese de doutoramento em Arqueologia que está sendo desenvolvida no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo em conjunto com a Leiden University, nos Países Baixos. O trabalho aqui proposto envolve a criação de um simulador tridimensional voltado a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II e anos iniciais do Ensino Médio que queiram aprender conceitos de Arqueologia e patrimônio de uma maneira diferente. Baseia-se em bibliografia especializada acerca do Archaeogaming e da Ciberarqueologia, além de contar com bancos de dados fotográficos de sítios arqueológicos. Esses recursos serão necessários para a criação de uma ferramenta de aprendizagem caracterizado por um produto assinalado como um “arqueojogo”. O objetivo principal deste projeto reside em desenvolver o simulador tridimensional tanto em sua parte bibliográfica quanto em sua parte prática, com abordagens e modelos de pesquisa que possam oferecer novos parâmetros à interpretação arqueológica.

Palavras-chave: Archaeogaming; Ciberarqueologia; Educação; Arqueologia Digital; Arqueologia Pós-Processual.


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DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v7i2.18970

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