Cabeçalho da página

NARRATIVAS IMAGÉTICAS: espaços sagrados que me transpassaram através do tempo

Alyne da Silva Pacheco

Resumo

Esta narrativa imagética foi montada com imagens tiradas entre os anos de 2012 e 2023, a fim de unir representações de fé espalhadas pelas memórias afetivas da autora, que percebeu em sua vivência o pluralismo religioso que a cerca, nelas podem se encontrar símbolos cristãos, umbandistas, daimistas e objetos não propriamente vinculados à uma religião, mas ligados aos afetos ou cotidiano de cada pessoa. Essas fotos foram tiradas na cidade de Marabá-PA, no sudeste paraense, que tem em sua composição as múltiplas representações do sagrado que transpassam as experiências coletivas e individuais de cada um.


Texto completo:

PDF

Referências


Ferretti, Sérgio. 1995. Repensando o sincretismo. São Paulo: Edusp.

Tavares, Aurea. 2006. Diferentes abordagens da religiosidade afro-brasileira. In: Vestígios materiais nos enterramentos na antiga sé de Salvador: postura das instituições religiosas africanas frente à igreja católica em Salvador no período escravista. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Arqueologia. Disponível em: Acesso em: 05.ago.2023.




DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v7i1.18997

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Alyne da Silva Pacheco

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Caderno 4 Campos (C4C) © 2017 - criado por Discentes do PPGA/IFCH/UFPANey Gomes e Daniel da Silva Miranda; atualizado em 2025, por Ewerton D. Tuma Martins para o Repositório de Periódicos da UFPA. Licenciado sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

As/os autoras/es que publicam no Caderno 4 Campos (C4C) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente, não sendo permitidos derivados ou adaptações do trabalho original.