Antropologia Afro-Diaspórica dentre as fronteiras da Guiné Bissau e o Brasil - Entrevista com Peti Mama Gomes
Resumo
Peti Mama Gomes se apresenta como uma feminista negra africana. Tem 29 anos de idade. Foi Jornalista e repórter de TV PKIS UTCHAK (olhando Terra) em Canchungo, Guiné-Bissau (2012-2014); membro efetivo da Rede Internacional das Mulheres Africanas (RIMA-Unilab); colaboradora de projeto de extensão – Projeto Teia – diferença, vida criativa e comunidade (IH/ICSA - UNILAB); membro das OKINKAS, Coletivo para Emancipação das Mulheres Guineenses (CEMGUI); doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora-ativista em caminhada diaspórica pela América Latina, Peti Mama compartilha suas impressões sobre as diferenças e similitudes entre os povos e as nações colonizadas nos dois lados do Atlântico, fronteira marítima historicamente utilizada para a criação de novas africanidades nas américas.
Texto completo:
PDFReferências
Fanon, F. 1968. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro, RJ: Editora Civilização Brasileira.
Gomes, P. G. 2016. As outras vozes: percursos femininos, cultura política e processos emancipatórios na Guiné-Bissau. Revista Odeere. (1):121-145.
Gomes, P. M. 2016. Ser mulher africana e estudante no contexto da diáspora: alguns aspectos do cotidiano de estudantes guineenses no maciço de Baturité-CE, 2016. Monografia de conclusão de curso, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, Ceará.
__________. 2019. Mulheres em Associação na Guiné-Bissau: gênero e poder em Bobock e Bontche. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UFC/Unilab, Redenção, Ceará.
DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v6i1.19034
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Ramiro Esdras Carneiro Batista

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
Caderno 4 Campos (C4C) © 2017 - criado por Discentes do PPGA/IFCH/UFPA, Ney Gomes e Daniel da Silva Miranda; atualizado em 2025, por Ewerton D. Tuma Martins para o Repositório de Periódicos da UFPA. Licenciado sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
As/os autoras/es que publicam no Caderno 4 Campos (C4C) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente, não sendo permitidos derivados ou adaptações do trabalho original.