Fronteiras da Amazônia Caribenha - Entrevista com Ana Paula da Fonte
Resumo
Ana Paula Nóbrega da Fonte tem 42 anos de idade, é natural de São Paulo/SP e reterritorializou-se na Amazônia oriental há quinze anos. Cientista Social formada pela Universidade de São Paulo, pós-graduanda em Diversidade Étnico-Cultural e em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Atuou como Coordenadora do Programa Oiapoque no Iepé (Instituto de Pesquisa e Formação Indígena), tem acumulado experiências como indigenista nas fronteiras da Amazônia caribenha em Oiapoque/Amapá e como trabalhadora do serviço humanitário em Pacaraima e Bonfim/Roraima, no contexto da diáspora venezuelana. Ana Paula é mãe do Manoel e da Mariana, sócia proprietária da Takahi Socioambiental e coordenadora de campo da área de Socioeconomia na empresa Ecology and Environment do Brasil. Na oportunidade, Ana conversa conosco sobre suas vivências e aprendizagens com diferentes povos na fronteira franco-brasileira e na tríplice fronteira Brasil-Guiana Inglesa-Venezuela, onde tem atuado de diferentes maneiras.
Texto completo:
PDFReferências
Associação dos Povos Indígenas do Oiapoque. 2009. Plano de Vida dos índios e organizações indígenas do Oiapoque. Oiapoque: APIO.
Fonte, A. P. N. da (Org.). 2015. Uasei, o livro do Açaí: saberes do povo Karipuna [Edição: Luís Donisete Benzi Grupioni]. São Paulo: Iepé - Instituto de Pesquisa e Formação Indígena.
Smith, M.; Stibich, G. R. de; Grupioni, L. D. B. (Orgs.). 2016. PNGATI: Plano Integrado de Implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas. Brasília: Projeto GATI/Funai.
DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v6i1.19038
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Ramiro Esdras Carneiro Batista

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
Caderno 4 Campos (C4C) © 2017 - criado por Discentes do PPGA/IFCH/UFPA, Ney Gomes e Daniel da Silva Miranda; atualizado em 2025, por Ewerton D. Tuma Martins para o Repositório de Periódicos da UFPA. Licenciado sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
As/os autoras/es que publicam no Caderno 4 Campos (C4C) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente, não sendo permitidos derivados ou adaptações do trabalho original.