RECONTEXTUALIZANDO URNAS MARACÁ NO MUSEU GOELDI
Resumo
A cultura Maracá deixou várias marcas na história, sendo uma das principais, as urnas funerárias
antropomorfas, que estão em sua maioria situadas em coleções consideráveis na Reserva Técnica
Mario Ferreira Simões do Museu Emilio Goeldi (RTMFS/MPEG). O objetivo deste projeto foi
o de reconectar as peças aos contextos em que foram originalmente encontradas, levando em
consideração as características físicas dos materiais e a documentação existente acerca dos sítios
representantes dessa cultura. Essa recontextualização das peças Maracá está em consonância
com as novas diretrizes curatoriais e museológicas da RTMFS/MPEG, e a pesquisa se dá na
interface dos campos da arqueologia e da museologia.
Palavras-chave: Curadoria, Cultura Maracá; Acervos Arqueológicos.
Texto completo:
PDFReferências
Barbosa, Carlos Palheta. 2011. As Iconografias das Urnas Funerárias Antropomorfas Maracá (Amapá):
a coleção Gruta das Caretas. Terezina-PI. Dissertação de Mestrado.
Barreto, Mauro. 1992. Relatório anual das atividades desenvolvidas no projeto Estudos
arqueológicos no Amapá: tentativa de resgatar informações sobre a pré-história da região do rio
Maracá-lgarapé do Lago. Bolsa de Aperfeiçoamento/CNPq/MPEG/ DCH/ARQ.
Bezerra, Marcia. 2011. " As moedas dos índios": um estudo de caso sobre os significados do
patrimônio arqueológico para os moradores da Vila de Joanes, ilha de Marajó,
Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 6(1), 57-70.
Guapindaia, Vera. 2001. Encountering the Ancestors: The Maracá Urns. In: McEwan, Colin,
C.& Neves, E. (eds). Unknown Amazon. British Museum Press, p. 156-173.
Guapindaia, Vera. 2004. Prática funerárias pré-históricas na Amazônia: as urnas de Maracá.
Margens / Márgenes: Revista de Cultura (2002-2007), [S.l.], n. 05, p. 36-49, dez.
Guedes, Aureliano Pinto de Lima. 1987. "Relatório sobre uma missão ethnographica e
archeologica aos rios Maracá e Anauerá-Pucú (Guyana Brazileira)." Boletim do Museu
Paraense de História Natural e Etnografia, Belém 2.1 p. 42-63.
Hilbert, Klaus; Mauro Viana Barreto. 1988. "Relatório de viagem do projeto arqueológico de
levantamento de sítios pré-cerâmicos no rio Maracá-AP." Belém: Museu Paraense Emílio
Goeldi.
Leite, Lúcio Costa. 2014. ‘Pedaços De Pote’, ‘Bonecos de Barro’ e ‘Encantados’ em Laranjal Do Maracá,
Mazagão - Amapá: Perspectivas para uma Arqueologia Pública na Amazônia. Dissertação
de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFPA, 154 p.
Lima, Helena Pinto; Barreto, Cristiana. 2018. Museus no Século 21: ações para a salvaguarda e
socialização do acervo do Museu Goeldi. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,
v. 38, pp. 145-161.Lima, Helena Pinto; Barreto, C. 2020. Uma nova política para um
antigo acervo: a redescoberta das coleções arqueológicas do Museu Goeldi. Revista De
Arqueologia, 33(3), 43–62. https://doi.org/10.24885/sab.v33i3.824.
Meggers, Betty J.; Evans, Clifford. 1957. Archeological Investigations at the Mouth of the
Amazon. Bureau of American Ethnology, Bulletin.
Nimuendaju, Curt. 2004. In Pursuit of a Past Amazon. Archaeological Researches in the
Brazilian Guyana and in the Amazon Region (Per Sternberg, edit.). Göteborg: Museum
of World Culture.
Nordenskiöld, Erland.1930. L'Archeologie du Bassin de l'Amazone. Ars Americana, vol.1. Paris.
Padilha, Renata Cardozo. 2014. Documentação Museológica e Gestão de Acervo. In: Coleção
Estudos Museológicos, v.2. Florianópolis: FCC, 71 p.
Paiva, Jéssica de. 2014. As representações e ornamentações das urnas Antropomorfas Maracá
fragmentadas na coleção AP-MZ-30: Gruta das Caretas: Análise iconográfica dos
fragmentos das urnas funerárias Maracá. Relatório PIBIC/CNPQ-Seminário de Iniciação
Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém.
Penna, Domingos Ferreira. 1877. Apontamentos sobre os Cerâmios do Pará. Archivos do Museu
Nacional. Vol. 2, Rio de Janeiro, p. 47-67.
Sales. Taynara; Vicente, Bianca. 2019. Urnas da Cultura Maracá: Estudo e Conservação
Preventiva no Museu Paraense Emílio Goeldi. Anais do V Seminário de Preservação de
Patrimônio Arqueológico. Rio De Janeiro: MAST.
Sales, Taynara. 2020. Arqueologia Contemporânea na Amazônia: reprodução da iconografia e
cerâmica da cultura Maracá. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em
Antropologia, UFPA, 139 p.
Silveira, Maura Imazio Et Al. 2014. Coleções Arqueológicas do Museu Paraense Emílio Goeldi-
Panorama da Reserva Técnica e os desafios da Conservação. Anais do Seminário de
Preservação de Patrimônio Arqueológico. Rio De Janeiro: MAST.
Souza Lima, Marcelle Rolim de, Cristiana Barreto, e Helena Pinto Lima. 2020. “História De Vida
De Uma Urna Marajoara: Reconectando Contextos E Significados”. Revista De
Arqueologia 33 (3):396-418. https://doi.org/10.24885/sab.v33i3.837.
DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v5i1.19053
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Lucas Melo da Silva, Helena Pinto Lima, Taynara Sales

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
Caderno 4 Campos (C4C) © 2017 - criado por Discentes do PPGA/IFCH/UFPA, Ney Gomes e Daniel da Silva Miranda; atualizado em 2025, por Ewerton D. Tuma Martins para o Repositório de Periódicos da UFPA. Licenciado sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
As/os autoras/es que publicam no Caderno 4 Campos (C4C) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente, não sendo permitidos derivados ou adaptações do trabalho original.