Cabeçalho da página

COBRA GRANDE: DIFÍCIL ACREDITAR, MAS É PURA VERDADE

Isonete do Socorro Perna Pereira, Rosenildo da Costa Pereira

Resumo

A partir de narrativas orais, discute-se, neste texto, a cobra grande como lenda e, ao mesmo tempo como fato. Lenda porque vem sendo contada desde tempos remotos, trata-se de uma memória viva no presente da população Abaetetubense. Recentemente a cobra grande tornou-se fato para quem ouviu e nunca acreditou na história. Em setembro de 2020, a cobra ressurgiu, causando estranheza e medo, sobretudo para os descrentes da história que ficaram frente a frente com ela. O que era lenda/mito, tornou-se a partir daquele momento, fato.

Palavras-chave: Cobra grande; Relatos orais; Ilha de Campompema.


Texto completo:

PDF

Referências


Barros, F. B. 2009. Sociabilidade, cultura e biodiversidade na Beira de Abaetetuba no Pará. Revista Unisinos 45 (2): 152-161.

Ferranti, A. 2013. A política educacional no município de Abaetetuba (PA) no período de 2005 a 2008: realidade e limites. (Dissertação de Mestrado em Educação), Universidade Federal do Pará.

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 2010. Projetos de Reforma Agrária Conforme Fases de Implementação.

Malinowski, B. K. 1978. Argonautas do pacífico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Tradução de Anton P. Carr e Lígia A. C. Mendonça. Coleção os Pensadores.)

_________, Magia, ciência e religião. 1984. Lisboa/Portugal: Edições 70.

Nagami, I. C. 2014. pp. 1-10. Do trabalho de campo à escrita etnográfica: breves reminiscências sobre o fazer antropológico. In XXV Semana de Ciências Sociais 50 anos do Golpe Militar. Universidade Estadual de Londrina.

O`dwyer, E. C. 2000. Da Mata nas paradas entre “malandros” ou “heróis”: a lenda da cobra grande, tempo histórico e questões de identidade. In O`dwyer, E. C. O brasil não é para principiantes – carnavais, malandros e heróis, 20 anos depois, pp.185-220. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Pereira, R. C. 2016. Saberes culturais e prática docente no contexto da escola ribeirinha. (Dissertação de Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará.

Pereira, R. C.; Pureza, A. M. S.; Hage, S. A. M. 2017. Educação do Campo e políticas públicas no município de Abaetetuba-Pará. Revista Brasileira de Educação do Campo 2 (1): 364-388.

Revista memória e revitalização identitária: III Congresso dos ribeirinhos das ilhas de Abaetetuba. 2009. pp. 1-46. Ananindeua/PA: CPT Região Guajarina.




DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v4i2.19080

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Isonete do Socorro Perna Pereira, Rosenildo da Costa Pereira

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Caderno 4 Campos (C4C) © 2017 - criado por Discentes do PPGA/IFCH/UFPANey Gomes e Daniel da Silva Miranda; atualizado em 2025, por Ewerton D. Tuma Martins para o Repositório de Periódicos da UFPA. Licenciado sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

As/os autoras/es que publicam no Caderno 4 Campos (C4C) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente, não sendo permitidos derivados ou adaptações do trabalho original.