FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO TERRITÓRIO RIBEIRINHO DA AMAZÔNIA PARAENSE
Resumo
Este artigo versa sobre a Formação de Professores em um Território Ribeirinho da Amazônia
Paraense, especificamente, no município de Abaetetuba, região do Baixo Tocantins, no
estado do Pará. Tem como objetivo evidenciar a importância de uma licenciatura que
privilegie a formação de professores afim de atuarem no contexto do território ribeirinho. Tal
produção resulta das pesquisas de mestrado e doutorado dos autores, realizadas no período
de 2009 a 2020, sobre a formação de Educadores Ribeirinhos e do Campo, a partir das
experiências do curso de Pedagogia das Águas, vinculado ao Programa Nacional de Educação
na Reforma Agrária (PRONERA), e da Licenciatura em Educação do Campo que faz parte
da Política Nacional de Formação de Professores. A partir de análise qualitativa sobre as
vozes das pessoas que participaram desses cursos concluiu-se que a luta do Movimento Por
uma Educação do Campo foi essencial para que as populações ribeirinhas conhecessem e
participassem do movimento; valorizassem seu território das águas e florestas, saberes e
cultura dentro do currículo, das escolas, das universidades, projetos e pesquisas; e ratificassem
a necessidade de ser permanente uma formação para professores ribeirinhos em seus
territórios.
Palavras-chave: Formação de professores; Território ribeirinho; Amazônia; Pedagogia das
Águas; Licenciatura em Educação do Campo.
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DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v4i2.19083
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