O PROCESSO CONTRADITÓRIO DAS POLÍTICAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS NO BRASIL: O CASO DO PAE SÃO JOÃO BATISTA
Resumo
O texto se propõe a estudar o que chamamos de processo controverso das políticas de assentamentos rurais no estado brasileiro, visando demonstrar com base em dados reais apresentados em números estatísticos, como as políticas são inclusivas e ao mesmo tempo excludentes. Inclusivas porque permitem o acesso de moradores do espaço rural a Reforma Agrária e os respectivos direitos proporcionados por ela. Excludente porque ao mesmo tempo em que ela inclui, acaba também excluindo o agricultor familiar do processo da Reforma. O estudo é parte de uma inquietação vivenciada no seio de Projetos de Assentamentos rurais, especificamente no assentamento São João Batista2, no município de Abaetetuba-Pará, em que muitos agricultores familiares foram excluídos do projeto de assentamento por fazerem parte de grupos sociais que possuem renda fixa, como por exemplo, a condição de servidor público.
Palavras-chave: assentamento, INCRA, trabalhadores rurais.
Texto completo:
PDFReferências
Bergamasco, S. M P.; Norder, L. A. C. 1996. O que são assentamentos rurais? São Paulo, Brasiliense (coleção Primeiros Passos, 301).
BRASIL, Instrução Normativa Nº 96, de 17 de dezembro de 2018. Dispõe sobre o processo de seleção das famílias beneficiadas do Programa Nacional de Reforma Agrária. Disponívelem:http://www.incra.gov.br/sites/default/files/uploads/legislacao/instrucaonormativa/in_96_28.pdf. Acesso em: 10/05/2019.
Girardi, E. P.; Fernandes, B. A luta pela terra e a política de assentamentos rurais no Brasil: a reforma agrária conservadora. AGRÁRIA, 2008: 73-98.
INCRA. Terras de Todos. Publicação da Superintendência Regional do Incra no Pará (SR-01) – Maio/ 2006.
Movimentos dos Ribeirinhos e Ribeirinhas das Ilhas e Várzeas de Abaetetuba (MORIVA), 2018. Relação de beneficiários para emissão do CDRU que estão com registro bloqueado no SIPRA.
O`Dwyer. Eliane Cantarino. O papel social do antropólogo: aplicação do fazer antropológico e do conhecimento disciplinar nos debates públicos do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v4i2.19084
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Rosenildo da Costa Pereira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
Caderno 4 Campos (C4C) © 2017 - criado por Discentes do PPGA/IFCH/UFPA, Ney Gomes e Daniel da Silva Miranda; atualizado em 2025, por Ewerton D. Tuma Martins para o Repositório de Periódicos da UFPA. Licenciado sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
As/os autoras/es que publicam no Caderno 4 Campos (C4C) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente, não sendo permitidos derivados ou adaptações do trabalho original.