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OS PERCURSOS DA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NA ESCOLA SÃO JOÃO BATISTA, RIO CAMPOMPEMA, ATRAVÉS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Maria das Graças da silva Pereira, Nilza Costa Nogueira

Resumo

O presente artigo objetiva compreender e analisar os percursos da construção indenitária da
instituição escolar São João Batista, uma escola ribeirinha quilombola, verificando nos diferentes
discursos como foi e como está sendo construída a identidade da escola a partir do tema gerador,
observando como esse processo insere-se e reflete tanto no PPP quanto nas práticas pedagógicas
dos professores. Para realização desta pesquisa utilizamos como metodologia principal a fontes
da história oral, onde compreende-se que a investigação e as bases cientificas aliam-se na
produção dos conhecimentos e dos resultados. Como bases teóricas referentes à História Oral
utilizaremos os autores Pollak (1992) e Alberti (2013). Através dos relatos dos colaboradores
contatados durante a entrevista, pode-se perceber os processos educacionais e práticas
pedagógicas realizadas na escola desde os anos 90 até os dias atuais, e como estes foram sendo
alterados com ação decisiva do PRONERA, através da Pedagogia das águas, além da importante
contribuição dessa política na construção identitária na escola.

Palavras-chave: Identidade, quilombola, ribeirinha.


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DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v4i2.19085

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