CURADORIA E ACONDICIONAMENTO DOS VESTÍGIOS BOTÂNICOS ARQUEOLÓGICOS DO SITIO SANTA PAULA PORTO VELHO /RO
Resumo
Este artigo é resultado da pesquisa monográfica realizada no Curso de Arqueologia da Universidade Federal de Rondônia e teve como objetivo destacar as reflexões realizadas em relação aos tratamentos curatoriais e de acondicionamento com os materiais arqueobotânicos da unidade N1001 E 1000, provenientes do Sitio Santa Paula, localizado a 20 km de porto velho, RO. Destacou-se os procedimentos curatoriais desde a coleta em campo (escavação) até o levantamento das informações realizados no processo de curadoria em laboratório e guarda da coleção. São discutidas as prioridades estabelecidas para a gestão dos acervos botânicos e a salvaguarda na reserva técnica nas Instituições Públicas de Guarda. Os estudos e levantamentos realizados foram feitos a partir dos macrovestígios tendo como preocupação a perpetuação do acervo, tendo como base pesquisas bibliográficas que apresentam metodologias já estabelecidas.
Palavras-chave: Acervo arqueológico botânico; Curadoria; Acondicionamento
Texto completo:
PDFReferências
Buxó, R. 1997. Arqueología de las plantas. Barcelona: Crítica.
Departamento de Arqueologia Universidade Federal de Rondônia. 2015. Relatório das pesquisas de campo no sítio Santa Paula, Porto Velho, Rondônia: etapa de agosto e setembro de 2014. Porto Velho, junho.
Froner, Y. A. 1997. O trabalho de conservação e restauro do acervo destinado à exposição de longa duração do MAE: a preservação das Formas de Humanidade. Rev. do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 7: 143-152.
Froner, Y. A. 2001. Reserva Técnica – bases para um planejamento seguro. In: II Fórum de Profissionais de Reservas Técnicas de Museus. São Paulo: COREM.
Pearsall, D. M. 2000. Paleoethnobotany: a handbook of procedures. 2nd edition. San Diego: Academic Press.
Rita Scheel-Ybert. 2016. Dossiê Arqueobotânica na América do Sul. Cadernos do LEPAARQ Vol. XIII, n°25.
Scheel-Ybert, R.; Klökler, D.; Gaspar, M. D. & Figuti, L. 2006. Proposta de amostragem padronizada para macro-vestígios bioarqueológicos: antracologia, arqueobotânica, zooarqueologia. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, n. 15 16: 139-163.
Zuse, S. 2014. Variabilidade cerâmica e diversidade cultural no Alto rio Madeira. Rondônia. Tese (Doutorado) - Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Zuse, S.; Bespalez, E.; Santi, J. R.; Pessoa, C. G. S. 2017. Pesquisas arqueológicas no sítio Santa Paula, Porto Velho/RO. Porto Velho: DARQ/NCH/UNIR. Relatório técnico.
DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v4i1.19114
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Maria Lucia Alencar Silva de Oliveira, Juliana Rossato Santi

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
Caderno 4 Campos (C4C) © 2017 - criado por Discentes do PPGA/IFCH/UFPA, Ney Gomes e Daniel da Silva Miranda; atualizado em 2025, por Ewerton D. Tuma Martins para o Repositório de Periódicos da UFPA. Licenciado sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
As/os autoras/es que publicam no Caderno 4 Campos (C4C) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente, não sendo permitidos derivados ou adaptações do trabalho original.