EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA WARAO: PRÁTICAS E DESAFIOS DE UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL NA AMAZÔNIA PARAENSE
Resumo
O reconhecimento dos povos Warao como sujeito indígena de direitos universais permitiu que os governos e orgãos nacionais e os de caráter multilaterais, promovessem ações conjuntas de formação técnica e no atendimento de serviços públicos, desde a oferta de abrigos, assistência médicas, educacionais e financeiras por meio de programas como o da Bolsa família. Do ponto de vista da educação, este artigo se deterá em traçar a trajetória de como o atendimento educacional aos jovens, adultos e idosos Warao vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação do estado do Pará (SEDUC). Pretendemos apresentar os princípios e as práticas pedagógicas que estão norteando o processo de ensino e aprendizagem por meio da pedagogia de projetos, bem como as necessidades que suscitam mudanças significativas de cunho estrutural e conjuntural de modo a garantir a interculturalidade crítica no fazer da educação escolar indígena Warao.
Palavras chave: Pedagogia decolonial – Warao – Interculturalidade crítica
Texto completo:
PDFReferências
Atawallpa, Freire. 2013. Buen vivir vs. Sumak kawsay: reforma capitalista y revolución alter- nativa, uma propuesta desde los Andes para salir de la crisis global. Ediciones CICCUS.
Carmo Cruz, Valter do, Oliveira, Denilson Araújo de (Org). 2017. Geografia e giro decolonial: ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico/ 1.ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital.
Dalmolin, Gilberto Francisco. 2004. O papel da escola entre os povos indígenas: de instrumento de exclusão a recurso para emancipação sociocultural. Rio Branco: EDUFAC.
Demo. Pedro. 1996. Educar pela pesquisa, Campinas: Editora Autores Associados, 1996.
Freire, Paulo. 2009. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36ª. ed. São Paulo: Paz e Terra.
Freire, Paulo. 2015. Pedagogia do oprimido. 59ª.ed. rev. atual – Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Guimaraens. Dinah (org). 2016. Estética transcultural na Universidade Latino – Americana: novas práticas contemporâneas – Niterói: Eduff.
Grupioni, Luis Danisete Benzi (Org). 2001. As leis e a educação escolar indígena: Programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental.
Grupioni, Luis Danisete Benzi (Org). 2001. Caderno de Apresentação: Programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental.
Grupioni Luis Danisete Benzi (Org). 2001. Guia Formador: Programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental.
Hernández, Fernando; trad. Jussara Haubert Rodrigues. 1998. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho- Porto Alegre: ArtMed.
Hernández, Fernando, trad. Jussara Haubert Rodrigues. 2000. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho, Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Malinowski, Bronislaw. introducción. In: ORTIZ, Fernando. 1983. Contrapunteo cubano del tabaco y del azúcar. Editorial de Ciencias Sociales. La Habana – Cuba.
Ministério da Educação. 2002. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas/ Brasília: MEC; SEF.
Moutinho, Pedro. 2017. Parecer técnico Nº 10/2017 – SP/MANAUS/SEAP. Ministério Público Federal (MPF).
Oliveira, João Pacheco de. 1993. A Viajem da volta: reelaboração cultural e horizonte político dos povos indígenas do Nordeste. In: Atlas das terras indígenas do Nordeste. Rio de Janeiro: PETI / PPGAS / Museu Nacional / UFRJ.
Organização Internacional das Migrações. 2018. Aspectos jurídicos da atenção aos indígenas migrantes da Venezuela para o Brasil – Brasília: Organização Internacional para as Migrações (OIM), Agência das Nações Unidas para as Migrações.
Sanoja, M y Vargas, I. 2007. El legado territorial y ambiental Indígena prehistórico e histórico. GeoVenezuela, Tomo I: La geografía histórica del poblamiento territorial venezolano. Caracas: Fundación Empresas Polar.
Silva, Luiz Fernando Villares e. (Org.). 2008. Coletânea da legislação indigenista brasileira. –
Brasília: CGDTI/FUNAI.
Silva Ricardo Gilson da Costa; LIMA, Luis Augusto Pereira; CONCEIÇÃO, Francilene Sales da (Orgs.). 2018. Amazônia: dinâmicas agrárias e territoriais comporâneas. São Carlos: Pedro & João Editores.
Walsh. Catherine. Interculturalidad Crítica e Educacion Intercultural. In: VIAÑA. Jorge, TAPIA, Luis. Walsh, Catherine. 2010. Construyendo Interculturalidad Crítica. La Paz – Bolivia. Instituto Internacional de Integración.
Walsh, Catherine. 2009. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In. CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras.
DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v3i2.19129
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Jesus Desiderio Nunez Paredes (Warao), Omar Jose Rodriguez Sinfontes (Warao), Marcos Vinícius da Costa Lima, Bárbara Andresa de Souza Balieiro, Núlcia Odaleia Costa Azevedo

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
Caderno 4 Campos (C4C) © 2017 - criado por Discentes do PPGA/IFCH/UFPA, Ney Gomes e Daniel da Silva Miranda; atualizado em 2025, por Ewerton D. Tuma Martins para o Repositório de Periódicos da UFPA. Licenciado sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
As/os autoras/es que publicam no Caderno 4 Campos (C4C) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente, não sendo permitidos derivados ou adaptações do trabalho original.