RELAÇÕES DE FRONTEIRA NA CIDADE DE BOA VISTA/RR: Entrevista Com O EX Vice-Reitor Da UFRR, Prof. Dr. Américo Alves De Lyra Jr.
Resumo
O professor Américo Alves de Lyra Júnior é um dos fundadores do curso de graduação em Relações Internacionais, além de docente do Programa de Pós Graduação em Sociedades e Fronteiras (PPGSOF) já ocupou a posição de vice-reitor da Universidade Federal de Roraima. Cargo que ocupava quando desta entrevista.
O registro de seu ponto de vista se torna relevante no atual contexto por sua posição privilegiada, tanto como representante institucional quanto como pesquisador no contexto das relações interfronteiriças, cujo olhar atento se debruça em pesquisas sob o tema das Américas e Amazônias nas relações internacionais, com enfoque na formação dos Estados americanos que compartilham a bacia ou participam da fauna e flora de seu bioma. Assim as Relações Internacionais Transfronteiriças, especialmente entre Brasil/Guiana/Guiana
Francesa/Suriname/Venezuela e os estudos em Filosofia Política (com especial atenção nos temas relativos a ordem e sistema internacionais) o habilitam para apresentar de forma apropriada a percepção sobre o atual movimento de trânsito migratório na capital roraimense e, consequentemente, para o Brasil.
Mais que o registro de uma entrevista, o diálogo entre professores da mesma instituição sobre o fenômeno, porém de campos diversos, permitiu o enriquecimento do debate que, nisso há consenso, não se encerra nas visões aqui registradas. Assim, a professora Claudia Nascimento, como entrevistadora com formação em Arquitetura e Urbanismo, faz a mediação de questões previamente acordadas com o Vice-Reitor da UFRR, professor Américo Lyra, contudo se torna sensível a necessidade de expansão das questões levantadas.
A situação do fluxo venezuelano se torna pano de fundo para a compreensão de outros sintomas da sociedade atual, como a perda de espaço para a pesquisa científica e de pesquisadores para outros territórios mais promissores.
Essa é a alma desta entrevista, realizada no dia 3 de setembro de 2019, com registro em áudio, ao qual segue a transcrição. Mais que buscar respostas, sua contribuição é transcender às inquietações perceptíveis no contexto da Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista e para a Amazônia, a partir do Caderno 4 Campos, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará, na esperança de contribuir para a compreensão do processo que não é atual, é constante e um sintoma dos novos tempos em escala mundial.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v3i2.19133
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Claudia Helena Campos Nascimento

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
Caderno 4 Campos (C4C) © 2017 - criado por Discentes do PPGA/IFCH/UFPA, Ney Gomes e Daniel da Silva Miranda; atualizado em 2025, por Ewerton D. Tuma Martins para o Repositório de Periódicos da UFPA. Licenciado sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
As/os autoras/es que publicam no Caderno 4 Campos (C4C) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente, não sendo permitidos derivados ou adaptações do trabalho original.