Cabeçalho da página

Saberes etnofarmacobotânicos e práticas de cura na Umbanda: um estudo da medicina popular (folk medicine) no município de São Miguel do Guamá, Amazônia paraense

Francisco Diego Sousa de Sousa, Jairo Luis Santos Rego, Milton Ribeiro, Ariana Kelly Leandra Silva da Silva

Resumo

Investigamos os usos de ervas e plantas medicinais, fitoterápicas e ornamentais a partir da cosmovisão da religião de matriz africana Umbanda no município de São Miguel do Guamá, Estado do Pará, Amazônia, descrevendo a utilidade da folk medicine em práticas de curas. Demonstramos as principais ervas e plantas medicinais, os nomes populares e científicos e as funções curativas ou os chamados verbos (“verbos” no sentido de designar ação, estado ou fenômeno da natureza) atribuídos às plantas nos ritos de cura da Umbanda, como a arruda (Ruta graveolens), a pimenta-malagueta (Capsicum frutescens) e outras, destacando as simbologias empregadas em ações curativas, cerimoniais, ornamentações e representações de entidades espirituais. O objetivo foi evidenciar que as plantas são elementos do sagrado religioso com fins terapêuticos que fazem parte da cosmologia que dá sentido às cerimônias de cura da religião Umbanda. Realizamos trabalho de campo no terreiro, empregamos o método etnográfico, a observação participante e o questionário semiestruturado antecedido da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), com entrevistas fotografadas, gravadas em áudio e transcritas, além de ampla pesquisa bibliográfica. Os resultados indicaram a relevância de catalogar os usos rotineiros de práticas curativas da Umbanda a partir da etnobotânica como instrumentos complementares ao sistema de saúde oficial, que por gerações tem auxiliado as comunidades dos entornos de terreiros e casas de santos no tratamento alternativo de variadas doenças, como dores de cabeça, dor de estômago, ansiedade, Covid-19, entre outras, espaço de cura que tem significado prático na recuperação de doenças do corpo e do espírito na medicina popular no interior do Estado do Pará.

Palavras-chave: Folk medicine. Umbanda. Etnofarmacobotânica. Práticas de curas. Doenças do cotidiano.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v9i2.20004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2026 Francisco Diego Sousa de Sousa, Jairo Luiz Santo Rego, Milton Ribeiro, Ariana Kelly Leandra Silva da Silva

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Caderno 4 Campos (C4C) © 2017 - criado por Discentes do PPGA/IFCH/UFPANey Gomes e Daniel da Silva Miranda; atualizado em 2025, por Ewerton D. Tuma Martins para o Repositório de Periódicos da UFPA. Licenciado sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

As/os autoras/es que publicam no Caderno 4 Campos (C4C) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente, não sendo permitidos derivados ou adaptações do trabalho original.