Às Margens de Mundos Outros: entre mortos e encantados
Resumo
De onde vem a encantaria? Nas narrativas, como as presentes em “Isso tudo é encantado” (Filho; Carvalho org., 2023), “Lugares-tempos no lago Amanã” (Gomes, 2022), “Etnografia e história das aldeias antigas do rio Kikwo” (Xamen Wai Wai, 2022) e “‘Pedaços de pote’, ‘bonecos de barro’ e ‘encantados’ em Laranjal do Maracá” (Leite, 2014), a paisagem e os lugares não são apenas cenários, mas coautores das narrativas. Portanto, buscamos mostrar neste ensaio como as paisagens da Amazônia paraense e de mundos outros no espaço cemiterial da Paraíba são capazes de “provocar” (Xamen Wai Wai, 2022, p. 50) nosso imaginário, elencando paisagens cotidianas que, em dias quaisquer, tornam-se, por si só, encantadas.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v9i2.20010
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2026 Gabriel Rodrigues Barbosa, Elisa Gonçalves Rodrigues

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
Caderno 4 Campos (C4C) © 2017 - criado por Discentes do PPGA/IFCH/UFPA, Ney Gomes e Daniel da Silva Miranda; atualizado em 2025, por Ewerton D. Tuma Martins para o Repositório de Periódicos da UFPA. Licenciado sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
As/os autoras/es que publicam no Caderno 4 Campos (C4C) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente, não sendo permitidos derivados ou adaptações do trabalho original.

