Cadernos CEPEC

Foco e Escopo

A linha editorial dos Cadernos CEPEC recepciona textos de diferentes matizes teóricas das ciências econômicas e sociais, que busquem tratar, preferencialmente, das inter-relações entre as sociedades e economias amazônicas com a brasileira e mundial, seja se utilizando de instrumentais históricos, sociológicos, estatísticos ou econométricos. A linha editorial privilegia artigos que tratem de Desenvolvimento social, econômico e ambiental, preferencialmente focados no mosaico que constitui as diferentes “Amazônias”, aceitando, porém, contribuições que, sob enfoque inovador, problematize e seja propositivo acerca do desenvolvimento brasileiro e, ou mesmo, mundial e suas implicações.


Nosso enfoque central, portanto, refere-se ao tratamento multidisciplinar dos temas referentes ao Desenvolvimento das sociedades Amazônicas, considerando que não há uma restrição dessa temática geral, na medida em que diversos temas conexos se integram. Vale observar que a Amazônia Legal Brasileira ocupa aproximadamente 5,2 milhões de Km2, o que corresponde a aproximadamente 60% do território brasileiro. Por outro lado, somente a Amazônia brasileira detém, segundo o último censo, uma população de aproximadamente 23 milhões de brasileiros e constitui frente importante da expansão da acumulação capitalista não somente no Brasil, como em outros seis países da América do Sul (Colômbia, Peru, Bolívia, Guiana, Suriname, Venezuela), o que a torna uma questão central para o debate da integração Sul-Americana.

Políticas de Seção

Editorial

Editorial  referente ao número da revista.

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Resenhas referentes a publicações de obras completas e de influencia na área.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista adota o processo Double-blind peer review (Duplo-cego de avaliação por pares) com base nos critérios de qualidade, rigor científico, originalidade, validade dos dados e relevância.

Os artigos recebidos serão encaminhados para avaliação às cegas a dois avaliadores (membros do conselho editorial e/ou avaliadores externos). Em caso de divergência nos pareceres (aceito/recusado), os artigos serão encaminhados a um terceiro avaliador. Os avaliadores, por meio de um parecer redigido, poderão recomendar três opções:

a)    Aceitação integral sem modificações

b)    Aceitação parcial com modificações

c)    Recusa do manuscrito

 Os autores serão notificados da decisão com os respectivos pareceres respeitando o anonimato dos avaliadores. O prazo do processo de avaliação tem duração média de seis meses, podendo ser necessário um tempo de espera maior, conforme o fluxo de submissões de textos à Revista.

A aprovação final do artigo será feita pelos editores e/ou conselho editorial da revista.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem utilizar de diversas formas lícitas que permitam realizar download, cópia, leitura, impressão dentre outras impressões.

This journal provides immediate open access to its content, following the principle that freely sharing scientific knowledge with the public fosters greater global democratization of knowledge. Users are allowed to use in various lawful ways, including downloading, copying, reading, printing, among other uses.

Arquivamento

Como política de preservação digital, a revista adota:

  1. O sistema LOCKSS desenvolvido pela Universidade de Stanford para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criarem arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 
  2. A revista por meio do Portal de Revistas Científicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
  3. Por fim, os artigos são preservados no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Política de acesso livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Os Cadernos CEPEC não cobra nenhuma taxa no processo de submissão, avaliação, processamento e publicação dos artigos (APCs).

 

Declaração de direito autoral

Os Cadernos CEPEC utiliza a licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional visando preservar a integridade dos artigos em ambiente aberto. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Além disso, é permitido: a) compartilhar – copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato; e b) adaptar – remixar, transformar e desenvolver o material.

 

Conflito de interesse

No ato da submissão como documento suplementar os autores devem declarar qualquer potencial conflito de interesses, advindo de relações financeiras, pessoais ou outras com pessoas e organizações nos últimos três anos, que pode ter influenciado de modo inapropriado no trabalho a ser submetido ao Cadernos CEPEC.

 

Código de Ética, política contra plágio e más-condutas em pesquisa

Os Cadernos CEPEC segue os princípios da ética na publicação científica conditos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE) recomendado pela Universidade Federal do Pará. Nesse sentido, antes da submissão os autores devem consultar o site da COPE disponível em: https://publicationethics.org/ para verificarem se o manuscrito atende todos os critérios.

Além disso, a revista recomenda que os avaliadores façam uso do software CopySpider disponível em: https://copyspider.com.br/main/ para detecção de possíveis plágios nos manuscritos.