DETERMINANTES DO IDEB NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO ESTADO PIAUÍ NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE ECONOMÉTRICA
Resumo
A literatura da economia da educação tem concentrado esforços nos últimos anos em estudar os fatores determinantes do desempenho dos estudantes. No Brasil, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) tem sido amplamente utilizado nas pesquisas para avaliar o desempenho dos estudantes da educação básica. O objetivo deste estudo foi verificar o quanto as variáveis intraescolares e extraescolares contribuem para o Ideb das escolas municipais do estado do Piauí nos anos iniciais do ensino fundamental. Como resultado, tem-se com o auxílio de uma regressão linear múltipla pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e o procedimento stepwise foi possível constatar que o Indicador de Nível Socioeconômico, a Adequação a Formação Docente e a Remuneração dos professores constituem o conjunto de variáveis que podem explicar aproximadamente 36,64% da variação do Ideb nas escolas municipais do estado Piauí.
Palavras-chave
Economia da Educação; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; Piauí.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v13i2.16090
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