Cadernos CEPEC

A CADEIA DE PRODUÇÃO DA SOJA NO ESTADO DO PARÁ E AS TRADINGS DO SETOR

Marcílio Matos, Gisalda Carvalho Filgueiras, Jorge E. M. Simões, André Cutrim Carvalho

Resumo

O objetivo do trabalho foi o de analisar o grau de dependência do sojicultor paraense com as tradings. Para isto, descreveu-se a cadeia produtiva da soja no Pará, de modo a verificar a participação do produtor na cadeia e como as multinacionais estão inseridas no processo produtivo desta cultura. Utilizou-se dados através de levantamento bibliográfico e de origem secundária, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Anuário da Agricultura Brasileira (AGRIANUAL). Os resultados indicaram uma relação de alta dependência dos produtores perante as tradings, configurando uma governança hierárquica, cujo crédito privado atua em substituição ao público determinando as regras e normas da cadeia produtiva de soja no estado do Pará, tolhendo, assim, os sojicultores de tomarem as suas próprias decisões.

 


Palavras-chave

Cadeia Produtiva Agroindustrial; Soja; Trading; Sojicultor.


Referências


ABIOVE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE ÓLEOSVEGETAIS. Disponível em: . Acesso em:15 set 2013

AGRIANUAL – Anuário da Agricultura Brasileira, 2013. São Paulo: FNP, 2013.

ALICEWEB – Sistema de Análise das Informações de Comércio Exteriorvia Internet. Disponível em: . Acesso: em 25 nov 2013

AMIN, M. M. Cadeia produtiva do abacaxi no estado do Pará. In: SANTANA, A. C. e AMIN, M M. Cadeias produtivas e oportunidades de negócio na Amazônia. Belém: UNAMA, 2000a.p. 179-221.

BARRETO, C. A. .Os impactos socioambientais da soja no Brasil. In: - II Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2004, Indaiatuba. II Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2004.

BATALHA, M. O. Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais. Gestão Agroindustrial. São Paulo: Atlas, 2011.

CASTRO, A. M. G. de; LIMA, S. M. V.; FILHO, A. F.; SOUZA, H. R.; SOUZA, A. R.; CASTRO, C. N. Competitividade da cadeia produtiva da soja na Amazônia Legal. Belém: SUDAM, 2001. 122 p.

CASTRO, A. M. G. de; LIMA, S. M. V.; CRISTO, C. M. P. N. Cadeia Produtiva: Marco Conceitual para Apoiar a Prospecção Tecnológica. XXII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnologica. Salvador. 2002.

CONAB – COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Soja – Brasil: Série Histórica: Safras 1976/77 a 2012/13. Disponível em: < http://www.conab.gov.br >. Acesso em: 4 out 2013.

DIEHL, D. A. Espaços territoriais especialmente protegidos como instrumentos jurídicos de defesa dos povos da Amazônia: uma análise dos riscos socioambientais da expansão da soja geneticamente modificada. 280 f. Dissertação (Mestrado em direito) Universidade Federa do Pará. Belém, 2010.

EMBRAPA SOJA- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Disponível em: . Acessado em 14 nov 2013.

FAO 2012. World Production. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2013.

FERNÁNDEZ, A. J. C. Do Cerrado à Amazônia: As estruturas sociais da Economia da soja em Mato Grosso. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Porto Alegre: UFRGS, 2007.

HIRAKURI, M. H.; LAZZAROTTO, J. J. Evolução e perspectivas de desempenho econômico associadas com a produção de soja nos contextos mundial e brasileiro. Londrina: Embrapa Soja, 2011. (Documento, ISSN 2178-2937; n.319).

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Produção Agrícola Municipal, 1996 - 2012. Disponível em: . Acesso em: 1 nov. 2013.

LAVORENTE, G. B. Caracterização das vias de exportação de soja do estado do Mato Grosso. Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. São Paulo, 2011.

MAFIOLETTI, R. L. Formação de Preços da cadeia agroindustrial da soja na década de 90. 97 f. Dissertação (Mestre em Ciências: Economia Aplicada) Escola Superior de Agricultura “Luiz de Quieroz”, São Paulo, 2000.

OLIVEIRA, C. M. Governança e cooperação interinstitucional na dinamização de intervenções em arranjos produtivos locais de grãos. Belém, UFRA, (Tese em Ciências Agrárias) 108 f. 2011.

PINAZZA, G. G. M. Análise da competitividade da cadeia produtiva da soja no Brasil vis-à-vis os demais países exportadores sul-americanos. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2008.

PINAZZA, L. A. Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura. Cadeia produtiva da soja. Brasília, DF: IICA: MAPA/SPA, 2007. V. 2. 114 p.

PIRES DA SILVA, R. T. ; FALCHETTI, S. A. .Agronegócio, a Cadeia Produtiva da Soja - Uma análise sobre a ótica do Sistema Agroindustrial e reflexões em relação à internacionalização de empresas. In: XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2010, São Carlos. Maturidade e desafios, Engenharia de Produção: Competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos: UFCar, 2010. V. 1. p. 1-14.

SANTANA, A. C. Considerações teóricas e metodológicas sobre agronegócio e cadeia produtiva. In: SANTANA, A. C. e AMIN, M M. Cadeias produtivas e oportunidades de negócio na Amazônia. Belém: UNAMA, 2000a.p. 15-66.

______. Agregação de valor na cadeia produtiva da pecuária de corte do estado do Pará. In: SANTANA, A. C. e AMIN, M M. Cadeias produtivas e oportunidades de negócio na Amazônia. Belém: UNAMA, 2000b. p. 71-154.

______. Análise da comercialização e dos custos da cadeia produtiva do leite na Amazônia. In: SANTANA, A. C. e AMIN, M M. Cadeias produtivas e oportunidades de negócio na Amazônia. Belém: UNAMA, 2000c. p. 157-177.

______. A cadeia produtiva de mandioca no estado do Pará. In: SANTANA, A. C. e AMIN, M M. Cadeias produtivas e oportunidades de negócio na Amazônia. Belém: UNAMA, 2000d. p. 179-221.

______. SANTANA, A. C. & SILVA, D. M. F. Comercialização e custo de produção na cadeia produtiva do maracujá no estado do Pará. In: SANTANA, A. C. e AMIN, M M. Cadeias produtivas e oportunidades de negócio na Amazônia. Belém: UNAMA, 2000e. p. 225-275.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v5i1-6.6899

Apontamentos

  • Não há apontamentos.