Cadernos CEPEC

PESQUISA CIENTÍFICA, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE SUA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E SOCIAL

Márcia Diniz Jucá Teixeira Diniz, Marcelo Bentes Diniz

Resumo

Um dos diferenciais do século XXI é a importância que a informação assumiu na vida cotidiana à medida que as tecnologias de informação e comunicação criaram e massificaram uma “nova economia”, ditando um novo paradigma assentado em cinco características principais: informação como a matéria-prima sob a qual tecnologia hegemônica age; capacidade de penetração dessas tecnologias a lógica das redes em criar interações e conexões potencializando a difusão dessas informações; a flexibilidade com que processos, organizações e instituições podem ser modificadas e, por fim a convergência tecnológica em tornar a informação acessível e de certo modo útil. Dada à condição diferencial da produção e disseminação do conhecimento, especialmente, a partir da educação, interessa entender sua condição estratégica na economia contemporânea, daí o objetivo principal deste artigo: discutir a interpretação da ciência econômica acerca da educação e da produção do conhecimento via pesquisa, desenvolvimento, ciência e inovação, inclusive, ressaltando o papel do Estado e da política pública em sua promoção e disseminação. Ao encontro do objetivo acima este artigo está divido em três seções, a primeira discute os fundamentos teóricos do conhecimento e da educação, enquanto geradores de externalidades e com características de bens públicos. A seção 2 discute a discussão da Teoria do Capital Humano no entendimento do conhecimento e educação. A terceira seção apresenta a discussão neochumpteriana consoante às abordagens dos Sistemas de Inovação e Hélice Tríplice e o papel das Universidades na Produção do Conhecimento e Inovação. A quarta seção tece algumas considerações finais.

 

 


Palavras-chave

Inovação, Teoria do Capital Humano, Universidade Pública


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v8i2.8316

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