A AUTO-ORGANIZAÇÃO NO CÍRIO DE NAZARÉ
Resumo
Comentaremos neste trabalho sobre o ecossistema do Círio de Nazaré, com base na Teoria dos Sistemas Complexos, para isso utilizarei quatro autores relevantes, Edgar Morin (2018), Ettore Bresciani Filho (2008), Eunice Quilici Gonzalez (1998) e Michael Debrun (1998) , sobre os conceitos de sistemas, sistemas complexos, organização, auto-organização e atratores. No livro Introdução ao Pensamento Complexo de Edgar Morin (2008), o autor discute as noções de complexidade, sistemas, organização e auto-organização. Trabalharemos os primeiros capítulos do livro, utilizando-o como base para explicar o ecossistema que ocorre no Círio de Nazaré. Mostraremos a complexidade em relação ao feedback e à desordem que surgem durante a jornada como atratores, fatores intrínsecos do fenômeno da autoorganização.
Texto completo:
PDFReferências
BRESCHIANI Filho, Ettore, Sistemas Complexos e Sistemas Dinâmicos, Centro de Lógica, Epistemologia
e História da Ciência, da UNICAMP, 2008.
MORIN, E., Ciência com Consciência, Ed Bertrand Brasil, 17ª edição, 2018, RJ.
_____, Introdução ao Pensamento Complexo, Edt. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
GONZALEZ, M.E.Q. Auto-Organização e perspectivismo: algum acréscimo à Ciência Cognitiva? In:
GONZALEZ, M. E. Q. BROENS, M.C.(Orgs.). Encontro com as Ciências Cognitivas. Marília: Unesp - Marília-Publicações, p. 3-14, 1998.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v7i2.15214
Direitos autorais 2023 Complexitas – Revista de Filosofia Temática
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.