MOTIVOS RELACIONADOS À OCORRÊNCIA DE ANSIEDADE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS
Resumo
Estudo qualitativo exploratórios de literatura cientifica sobre ansiedade em estudantes brasileiros, objetivando identificar fatores relacionados ao desenvolvimento da ansiedade patológica. Os textos foram analisados e agrupados de acordo com análise de conteúdo. Entre os resultados encontramos o enfoque relacional que impacta o self e surge no contexto socioeconômico. Destacamos como agentes que contribuem para a ansiedade: exigência de responsabilidade e autonomia; preocupações com o futuro; não ter tempo para o lazer, ausência de familiares; ser mulher e ser homossexual. Concluímos que o modelo de ensino praticado na universidade causa pressão psicológica pela grande diferença da experiência pedagógica no secundário. Completamos que a Universidade requer promover intervenções que visem o desenvolvimento emocional e cognitivo dos estudantes para que desenvolvam seu método de estudar mais eficiente, lidar melhor com suas dificuldades, e gerar estratégias para lidar com elas, além de organizar o planejamento tempo reservando horas para atividades de lazer e de interação social.
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