Complexitas – Revista de Filosofia Temática

AFINAL, O QUE É VERDADE?

Luciane Weber Baia Hees, Ana Paula Lima, Scarlet Camila de Lima Paixão, Bruno Andrade Magalhães, Jackeline Andrade Ribeiro, Michelly de Lima

Resumo

Este artigo aborda o tema da verdade, conceito fundamental na constituição do ser humano. O objetivo é discutir o surgimento da verdade, sua evolução histórica e as teorias da verdade predominantes ao longo de seu desenvolvimento. Sem tentar exaurir o assunto, visto que o tema exige um estudo aprofundado de vários fluxos filosóficos, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, para através do método indutivo encontrar as principais correntes que explicam o que é a verdade. De natureza exploratória, esse estudo encontra-se no campo da filosofia e da pesquisa qualitativa. Conclui-se que a verdade é essencial para compreensão do ser humano e de suas relações, portanto é fundamentalmente eficaz na busca do ideal de justiça, nas decisões judiciais, para alcançar a coerência nas petições dos juristas e para aplicação das normas do ordenamento jurídico.


Palavras-chave

Verdade; Teorias da Verdade; Filosofia.


Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

ARAUJO, A. M. Das nuances e estruturas da Teoria acerca da Verdade Pragmática de Willian James. 2009. Disponível em: http://www.consciencia.org/das-nuances-e-estruturas-da-teoria-acerca-da-verdade-pragmatica-de-willian-james. Acesso em out 2018.

BLACKBURN, S.; SIMMONS. Truth. Oxford: Oxford University Press, 1999.

CAMARGO, Gustavo Arantes. Sobre o conceito de verdade em Nietzsche. Revista Trágica: estudos sobre Nietzsche. Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 93-112, 2008.

CARNEIRO, Maria. Lógica e direito: a essencialidade das relações. Disponível em: revistathemis.tjce.jus.br/index.php/THEMIS/article/download/274/263. Acesso em out 2018.

CHAUI, M. Convite à filosofia. 10. ed. São Paulo: Ática, 1998.

COSTA, C.F. Teorias da verdade. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

DRUCKER, C.; GOLLNICK, S. A doutrina de Platão sobre a verdade. 2013. Disponível em http://www.imagomundi.com.br/filo/heidegger_verdade.pdf. Acesso em: out. 2018.

DUMMETT, M. (1978) Truth and Other Enigmas, Harvard University Press.

CHAUÍ, Marilena. Convite á Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ártica, 2008.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Do conceito de Darstellung em Walter Benjamin ou verdade e beleza. Kriterion: Revista de Filosofia, v. 46, n. 112, p. 183-190, 2005.

GUIRALDELLI, P. Teorias da Verdade. Disponível em: http://www2.unifap.br/borges/files/2011/02/Teorias-de-Verdade-Brev%C3%ADssima-Introdução.pdf. 2001. Acesso em out 2018.

_____________. Filosofia da Educação e ensino – perspectivas neopragmáticas. Ijuí: Unijui, 2000.

JAMES, Willian. Pragmatismo. Coleção Os Pensadores. Nova cultural. São Paulo, SP. 1989.

MARCONDES, D.; JAPIASSÚ, H.. Dicionário Básico de Filosofia. Disponível em: http://raycydio.yolasite.com/resources/dicionario_de_filosofia_japiassu.pdf. Acesso em Out de 2018.

SÓ FILOSOFIA. Dicionário de Filosofia. Disponível em: http://www.filosofia.com.br/dicionario.php. Acesso em out 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v3i2.6585



Direitos autorais 2019 Complexitas – Revista de Filosofia Temática

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Licença Creative Commons
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.