Complexitas – Revista de Filosofia Temática

POSSÍVEIS IMPACTOS DE FAKE NEWS NA PERCEPÇÃO-AÇÃO COLETIVA

Juliana Moroni

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre fake news 3 , padrões informacionais e percepção-ação coletiva, a partir do paradigma da complexidade. Nesse sentido, analisamos, neste trabalho, o seguinte problema: Qual a influência da disseminação de fake news, disponíveis nos meios digitais, na percepção-ação coletiva? Argumentamos em defesa de que as hipóteses do paradigma da complexidade oferecem subsídios teóricos inovadores para a análise de temas e de problemas sobre a relação entre fake news e percepção-ação coletiva. Nosso desafio será fornecer subsídios para o
pressuposto de que fake news, disponíveis nos meios digitais, proporcionam a emergência de padrões informacionais coletivos que podem alterar hábitos sociais bem estabelecidos. Nosso pressuposto principal é o de que essas alterações ocorrem devido à influência negativa da manipulação de informação através de fake news nas propriedades de prospectividade, flexibilidade e coordenação emergente relativas à percepção-ação humana.


Palavras-chave

Fake News; Percepção-Ação Coletiva; Informação; Paradigma da Complexidade; Padrão Informacional.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v3i1.6625



Direitos autorais 2019 Complexitas – Revista de Filosofia Temática

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Licença Creative Commons
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.