Complexitas – Revista de Filosofia Temática

ANÁLISE DE DOMÍNIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE COLETA DE DADOS NO CONTEXTO DO INSTITUTE OF ELECTRICAL AND ELECTRONICS ENGINEERS

Fábio Mosso Moreira, Fernando de Assis Rodrigues, Ricardo César Gonçalves Sant’Ana

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar pesquisas que versam sobre a temática de coleta de dados. Para tanto foi utilizada análise de domínio em publicações científicas, com a aplicação de uma análise de citações e cocitações de autores. A identificação dos representantes da temática de coleta de dados e a interlocução existente entre eles foi obtida a partir do processamento dos conjuntos de metadados sobre publicações em periódicos disponíveis da base de conhecimento IEEE Xplore(r) Digital Library. Como estratégia de busca, utilizou-se na interface de busca avançada os termos ‘Data Collecting’, ‘Data Collect’ e ‘Data Gathering’, concatenados pelo operador booleano ‘OU’. Foram recuperados dados sobre 2.278 publicações e a amostra foi delimitada aos artigos publicados em periódicos científicos, totalizando 281 publicações. Para cada artigo, foi coletado o conjunto de referências na forma de documento HTML. Sobre o conteúdo obtido foi aplicado um algoritmo para a conversão das referências de HTML para CSV e a serialização das referências para o padrão de estilo IEEE Editorial Style. Foram processadas 5.867 referências e identificados 8.267 autores, sendo descartadas 270 referências por estarem fora do padrão. Aplicou-se a Lei do Elitismo de Price para a delimitação do corpo de autores nas análises de citação e cocitação de autores, totalizando 91 autores, número este que foi arredondado para 94 para contabilizar mais 3 autores que possuíam o mesmo número de citação do 91º autor. Posteriormente, aplicou-se um algoritmo para a geração das matrizes i) citados e citantes e ii) de frequência absoluta de cocitação de autores. A partir destes dados, a identificação de informações sobre nacionalidade e associação institucional foram obtidas por processamento manual. Foram calculados os indicadores de rede social: i) Densidade da Rede, representando a intensidade de relacionamentos entre autores da rede e ii) Centralidade de Grau, representando o número de ligações incidentes em um autor. A análise dos dados resultou em uma Densidade de Rede no valor de 3,20% e desvio padrão amostral de 3,34%, ou seja, cada pesquisador têm aproximadamente 3% de fazer relacionamentos com pares da rede; e Centralidade de Grau no valor de 20,93%, demonstrando dispersão, com cada vértice possuindo 20,93% de probabilidade de receber alguma interação da rede. A dispersão está associada com a amplitude do domínio analisado, pois coleta de dados é um tema recorrente em diferentes áreas do conhecimento, mas aderente ao contexto de publicação dos periódicos da IEEE. Ao analisar a Centralidade de Grau dos autores individualmente, é possível observar uma relação com a quantidade de citações recebidas, uma vez que os 13 principais autores do indicador de Centralidade de Grau são também os mais citados. Conclui-se que a temática apesar de amplamente citada apresenta um núcleo estadunidense, ligado às instituições UC, USC e MIT.


Palavras-chave

Dados. Coleta de Dados. Análise de Domínio. IEEE.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v3i1.6634



Direitos autorais 2019 Complexitas – Revista de Filosofia Temática

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Licença Creative Commons
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.