Complexitas – Revista de Filosofia Temática

POLÍTICA DE INDEXAÇÃO NO CONTEXTO DA BIBLIOTECA PÚBLICA: PESQUISA ETNOGRÁFICA COM OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E PROTOCOLO VERBAL INDIVIDUAL

Jessica Beatriz Tolare, Mariângela Spotti Lopes Fujita, Roberta Cristina Dal´Evedove Tartarotti

Resumo

Na área de Produção e Organização da Informação, a indexação de documentos é um dos processos mais importantes no tratamento da informação documentária. Como forma de contribuir com os estudos de política de indexação em bibliotecas públicas, considerando o contexto de produção e organização da informação e visando a compreensão dos procedimentos de indexação para que sua realização atenda às necessidades dos bibliotecários e dos usuários, o objetivo da pesquisa é investigar a existência dos procedimentos de indexação em bibliotecas públicas. Para isso, foi aplicado um questionário seguido de observação participante com Protocolo Verbal para observação do processo de catalogação e indexação na Bibliotecas Municipais das cidades de Marília, Araraquara, Campinas, no Estado de São Paulo e Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais. Os resultados revelaram que nenhuma das instituições possuem política de indexação registrada e sistematizada em um manual, os bibliotecários sentem dificuldades por não terem capacitação para a tarefa de indexação e os sistemas de informação automatizados utilizados para o catálogo online, quando existentes, são limitados e falhos na recuperação. Conclui-se que nas bibliotecas públicas há necessidade de aprimoramento dos métodos para a prática e qualidade da indexação mediante instrução e formação adequada aos profissionais e, sobretudo, para a elaboração de política de indexação sistematizada em manuais de procedimentos que resolva, inclusive, o problema de sistemas de informação automatizados falhos.


Palavras-chave

Indexação. Política de Indexação. Bibliotecas Públicas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v3i1.6638



Direitos autorais 2019 Complexitas – Revista de Filosofia Temática

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Licença Creative Commons
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.