A FILMOGRAFIA COMO FACILITADORA DA DISCUSSÃO SOBRE TRABALHO INFANTIL NA AMAZÔNIA PARAENSE
Resumo
Apresenta discussões acerca do trabalho infantil na Amazônia. Tem como objetivo apresentar as impressões de crianças e adolescentes acerca do trabalho infantil. Entendemos que a história da infância pobre no Brasil se construiu em meio ao trabalho e que o Estatuto da Criança e do Adolescente traz novas expectativas de mudanças nesse cenário. Assim, para debater sobre o assunto com as crianças e adolescentes, utilizamos a filmografia e observamos por meio de suas falas e desenhos que o trabalho ainda faz parte do cotidiano de crianças e adolescentes vinculadas ao projeto de extensão “Infância em Tela na Universidade e na Comunidade”.
Palavras-chave
Infância. Adolescência. Trabalho. Filmografia.
Texto completo:
PDFReferências
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. p. 279
FUNDAÇÃO ABRINQ. Cenário da Infância e Adolescência no Brasil. 2019.
KRAMER, Sônia. A política da pré-escola no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro. Achiamè, 1982.
LAMARÃO, Maria Luiza Nobre. Caderno Pedagógico: metodologias de trabalho com crianças e adolescentes institucionalizados. Belém. PA. UNICEF, 2007.
NOGUEIRA, M. D. P. Políticas de Extensão Universitária Brasileira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v4i1.8045
Direitos autorais 2020 Complexitas – Revista de Filosofia Temática
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.