Complexitas – Revista de Filosofia Temática

CONSUMO POLÍTICO SUSTENTÁVEL EM CONTEXTO ABISSAL

Douglas Augusto Carneiro Neves

Resumo

O artigo propõe uma reflexão, partindo da análise dos saberes locais, produzidos por pessoas em contato com o meio ambiente em seu habitus(Bourdieu), expressando esses saberes locais no tratamento dos canudos plásticos, e que são invisibilizados por campanhas publicitárias que ignoram ou não têm conhecimento de tais saberes, produzindo assim, uma pressão social entorno desses saberes locais . O artigo objetiva a construção de sujeitos consumidores, políticos e sustentáveis, através do confronto dos saberes locais com as campanhas de consumo sustentáveis, procurando sempre a reflexão por parte dos participantes da pesquisa com o intuito de transparecer esses saberes locais em detrimento das campanhas publicitárias. O resultado da pesquisa culmina com a proposta para a criação e construção de consumidores políticos sustentáveis, onde culmina no que chamamos ao longo do artigo de epistemologias do sul, lugar onde os saberes locais entram em diálogo com a pressão que as campanhas publicitárias exercem sobre eles, ressignificando ao seu modo o tratamento do uso de canudos plásticos em seu cotidiano.


Palavras-chave

Sustentabilidade. Consumo. Habitus. Epistemologias do Sul.


Texto completo:

PDF

Referências


SILVA, Marilena Loureiro. A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos(as) de pedagogia na Amazônia. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental.

FERREIRA, Leila da Costa. Questão Ambiental na América Latina: teoria social e interdisciplinaridade. (org.) FERREIRA, Leila da Costa. In :A questão ambiental na América Latina: teoria social e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

CASTRO, Carlos Potiara. Uma perspectiva Latino-Americana sobre os estudos amazônicos. (org.) FERREIRA, Leila da Costa. In: A questão Ambiental na América Latina: teoria social e interdisciplinaridade. Campinas, SP; Editora da Unicamp,2011

HOEFFEL, João Luiz de Moraes; REIS, Jussara Christina. O contexto de Sustentabilidade na Teoria Social Latino-Americano: uma análise preliminar. (org.) FERREIRA, Leila da Costa. In: A questão Ambiental na América Latina: teoria social e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Editora da Unicamp,2001.

SETTON, Maria da Graça. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação: 2003

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: as afirmações das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora,2019




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v4i2.8053



Direitos autorais 2020 Complexitas – Revista de Filosofia Temática

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Licença Creative Commons
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.