Complexitas – Revista de Filosofia Temática

O ENSINO DE PLANTAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

Carolina Ferreira Guimarães, Enilene da Conceição Nunes, Sávio Nascimento Rocha, Silvana Ferreira Lima

Resumo

O presente trabalho corresponde a uma prática  de Educação Ambiental na Escola   Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Zacarias Castro de Araújo localizada no município de Salvaterra-PA, tendo como objetivo envolver a comunidade escolar em questões ambientais; sensibilização com a natureza e sobretudo na problemática que envolve o descarte dos resíduos orgânicos e inorgânicos no meio ambiente sem orientação e o estudo das plantas. Nesse contexto, atualmente ainda persiste uma resistência em inserir nas escolas seja em qualquer nível educacional práticas diferenciadas a partir das temáticas transversais, tais como a Educação Ambiental, sobreposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), onde defende que a escola deve ser um espaço de construção de conhecimento sistematizado, valores, cidadania e também para o despertar do cuidado socioambiental. A prática metodológica se deu com o procedimento da compostagem feita pelos alunos e posteriormente, contribuiu para a construção e adubo para horta escolar e o estudo dos vegetais presente na horta. O público-alvo foram alunos do 3° ano do ensino fundamental menor. Constatou-se que pode utilizar a compostagem como ferramenta de educação ambiental no processo de ensino/aprendizagem possibilitando a participação da comunidade escolar na práxis de educação ambiental.


Palavras-chave

Compostagem. Educação Ambiental. Plantas.


Texto completo:

PDF

Referências


DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. Ed. São Paulo: Gaia, 2004.

FERNANDES, R. S. et al. Como os jovens percebem as questões ambientais. Revista Aprender. 13 ed. a.3. jul./ago. 2003.

FONSECA, V. M. A educação ambiental na escola pública: entrelaçando saberes, unificando conteúdos. São Paulo: Biblioteca 24X7, 2009. 228p.

LIPAL, E. M. Educação ambiental nas escolas. Disponível emhttp://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicação3.pdf acesso em 20/04/2010. Acesso em: 05 de setembro de 2019.

MASSUKADO, L. M. Desenvolvimento do processo de compostagem em unidade descentralizada e proposta de software livre para o gerenciamento municipal dos resíduos sólidos domiciliares. 2008. 182p. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v4i1.8166



Direitos autorais 2020 Complexitas – Revista de Filosofia Temática

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Licença Creative Commons
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.