A DIMENSÃO ÉTICA DA ENGENHARIA E DA TECNOLOGIA
Resumo
O artigo apresenta uma reflexão acerta da engenharia e da filosofia e como essa relação pode nos beneficiar. Assim, este artigo teve como objetivo o estudo de comparação entre a engenharia ambiental e o filosofo Claude Lévi-Strauss, confrontando o moderno com o primitivo no qual observamos os povos indígenas da Amazônia e sua relação com a natureza. Os resultados obtidos foram que a filosofia possui um importante papel para compreender o ser humano e que através da ética motivada pelo pensamento crítico, observamos que os questionamentos quanto à segurança e aos riscos ambientais podem mudar estratégias e evitar desastres ambientais.
Palavras-chave
Filosofia. Sustentabilidade. Ética. Natureza. Ser Humano.
Texto completo:
PDFReferências
LEFF, E. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável. In: REIGOTA, M. (org.). Verde Cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 1999.
LÉVI-STRAUSS, C. O Pensamento Selvagem. Campinas - SP: Papirus - Editora, 1962.
MEIJERS, A. W., GABBAY, D. M., THAGARD, P. & W. John (eds.). Philosophy of technology and engineering sciences (1st ed.). North Holland. 2009.
MITCHAM, C. Thinking through technology: The path between engineering and philosophy (1 ed.). University Of Chicago Press. 1994.
OLIVEIRA, I. S.; FRANÇA, C. F.; PIMENTEL, M. A. S. Educação Ambiental na Amazônia :As contribuições da EA na Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta – PA. InterEspaço Grajaú/MA v. 1, n. 3 p. 272-296 Ed. Especial 2015.
PRECIOSO, D. Ciência e Filosofia em Lévi-Strauss entre 1934-1962. Revista Ágora, Vitória - Es, p.1-17, 2011.
ROOS, A. BECKER, E. L. S. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental REGET/UFSM (e-ISSN: 2236-1170), v(5), n°5, p. 857 - 866, Santa Maria - RS, 2012.
SILVA, K. C., SAMMARCO, Y. M. Relação Ser Humano e Natureza: Um Desafio Ecológico e Filosófico, Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas – UFSM. Revista Monografias Ambientais Santa Maria, v. 14, n. 2, Mai-Ago. 2015, p. 01−12.
VENTURINI, E. B.; COSTA, V. M. F. Utilização de práticas alternativas da Filosofia de vida seicho-no-ie voltadas para ações de educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, [s.l.], v. 7, n. 7, p.1705-1716, 12 jun. 2012. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/223613085445.
Direitos autorais 2020 Complexitas – Revista de Filosofia Temática
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.