Diretrizes para Autores
Identificação e formatação do arquivo
O(s) nome(s), a filiação institucional e o e-mail para contato devem ser informados diretamente nos metadados do sistema.
O original deve ser escrito em editor Microsoft Word ou OpenOffice, margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; papel no formato A4 (21 x 29,7 cm), fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinhas de 1,5 cm e parágrafo justificado.
No ato de submissão, a autoria deve informar o tipo de contribuição, observando o limite de laudas:
a) Artigos: entre 13 e 23 laudas;
b) Relatos de experiência: entre 10 e 15 laudas;
c) Comunicações: entre 5 e 10 laudas;
d) Ensaios: entre 8 e 12 laudas;
e) Crônicas: entre 3 e 8 laudas;
f) Resumos de teses e dissertações defendidas: máximo de 2 laudas;
g) Resenhas: máximo de 5 laudas;
h) Entrevista: máximo de 5 laudas;
i) Ensaio fotográfico: máximo de 5 laudas.
Título e subtítulo
O título do original (e subtítulo, quando houver) deve ser breve e representativo do conteúdo, escrito em CAIXA ALTA, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, com destaque em negrito, centralizado, e acompanhado de tradução para o inglês.
Os manuscritos submetidos em inglês devem incluir título e palavras-chave traduzidos para a língua portuguesa.
Número de autores(as) e titulação
Artigos, ensaios, comunicações e relatos de experiência podem ter no máximo cinco autores(as), sendo obrigatório que ao menos um(a) deles(as) possua o título de mestre(a).
Idiomas aceitos para publicação
A revista Conexões aceita originais redigidos em português, espanhol e inglês. Manuscritos submetidos em espanhol ou inglês devem conter também resumo e palavras-chave em português.
Resumos e abstract
As contribuições nos formatos de artigo, relato de experiência, comunicação e ensaio devem ser acompanhadas de um resumo informativo, contendo objetivo, metodologia, resultados e conclusões. O texto deve ser redigido em português, com espaçamento simples, entre 150 e 250 palavras, seguido de até cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
O resumo e as palavras-chave devem ser acompanhados da respectiva tradução para o inglês.
Resumos de teses e dissertações devem ser redigidos em português, acompanhados da tradução do título para o inglês, e conter até cinco palavras-chave.
O conteúdo deve apresentar, de forma clara e objetiva, introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusões.
Título e numeração das seções
Os títulos das seções devem ser precedidos de numeração arábica sequencial, escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples, conforme a estrutura abaixo:
Seção primária: 2 MAPEAMENTO DAS FEIRAS LIVRES EM BELÉM
Seção secundária: 2.1 A Feira do Ver-o-Peso
Seção terciária: 2.1.2 Setor de produtos industrializados.
Ilustrações
O material ilustrativo deve ser identificado no parágrafo a que se refere, observando o seguinte padrão:
a) Parte superior: designativo correspondente (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, entre outros), número de ordem e título;
b) Parte inferior: legenda com o devido crédito autoral e data.
Ilustrações de autoria externa aos(às) autores(as) devem ser apresentadas com as devidas autorizações legais.
Tabelas
As tabelas devem ser apresentadas próximas ao texto a que se referem, na forma e nas condições das Normas de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=223907
Citações
Citações devem ser apresentadas na forma e nas condições dadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) quanto ao uso do sistema autor-data, em conformidade com a NBR 10520, de julho de 2023.
Notas de rodapé
As notas de rodapé devem se limitar a notas explicativas, sendo usadas com parcimônia e apresentadas na mesma página em que são mencionadas.
Agradecimentos
Agradecimentos, quando necessários, devem ser mencionados de forma objetiva antes das referências.
Referências
Referências devem ser redigidas em ordem alfabética e apresentadas em lista única, contendo somente as fontes citadas na contribuição. Elas devem figurar na forma e nas condições dadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em conformidade com a NBR 6023, de novembro de 2023.
Livro:
MATTA, Roberto da. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro, 1987
Capítulo de livro:
ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
Artigo de periódico online:
RUSSO, João Gustavo Jara; SANTOS, Wellington dos. Da interpretação de Gilberto Freyre e Roberto Damatta sobre a formação moderna da sociedade brasileira à crítica sociológica de Jessé de Souza. MovimentAção, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 17–30, 2020. Disponível em: https://shre.ink/MWFj. Acesso em: 19 mar. 2025.
Evento técnico-científico:
PADUA, S.; TABANEZ, M. Uma abordagem participativa para a conservação de áreas naturais: educação ambiental na Mata Atlântica. In: CONGRESSO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, 1997, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Universidade Livre do Meio Ambiente, 1997. v. 2, p. 371-379.
Teses e dissertações:
RODRIGUES, A. L. A. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. Orientador: Mario Ferreira Junior. 2009. 82 f. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, São Paulo, 2009.
Legislação:
BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.
Pesos e medidas
Pesos e medidas devem ser indicados conforme as normas do Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), disponível em: https://www.bipm.org/en/publications/si-brochure/
E-mail: rev.conexoes@ufpa.br