UMA ANÁLISE SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DA ESCOLA TÉCNICA DE ICORACI NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM DO PARÁ
Resumo
A preocupação com a Qualidade de Vida (QV) dos trabalhadores em educação tem sido um foco constante de atenção, principalmente a QV dos professores. Existem fatores que ocasionam a degradação da QV do professor, os quais quando não sanados no próprio ambiente de trabalho, como o desrespeito profissional, a falta de condições ambientais, a falta de recursos didáticos, ou a nível individual, como a desmotivação financeira, a impossibilidade de capacitação, podem acarretar sintomas psicológicos e até doenças psicossomáticas ou cardiovasculares. Diante dessa problemática, realizou-se uma pesquisa descritiva analítica de cunho quantitativo afim de verificar a QV dos docentes da Escola Técnica do Distrito de Icoarací, na Região Metropolitana de Belém do Pará. Aplicou-se questionários a professores efetivos e contratados na faixa etária de 20 a 50 anos daquela unidade escolar. Conclui-se que existem indícios de uma situação de precarização tanto no trabalho docente, quanto em sua prática pedagógica afetadas e marcadas predominantemente pela angústia devido fatores macros e micros relacionados a salários injustos e sem infraestrutura adequada para um aprendizado técnico de qualidade afetando diretamente a QV dos docentes.
Palavras-chave
Qualidade de vida; Educação; Professores; Trabalho
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/conexoes.v10i1.17758
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