Logo do cabeçalho da página Revista Conexões de Saberes

UMA ABORDAGEM SOBRE A MASCULINIDADE TÓXICA EM UMA ESCOLA DO BAIRRO DA TERRA-FIRME EM BELÉM/PA

Gleice Coelho Pereira, Rarima Monteiro Gama, Maitê Regina Duarte da Conceição, Mayla Antonia Souza Dias

Resumo

O presente trabalho relata uma das atividades desenvolvidas pelo Programa Conexões de Saberes: diálogo entre as Universidades e as comunidades populares através de um de seus projetos o “Projeto Conectando Saberes no Ensino Médio” realizado no dia 26 de novembro de 2019 pelo Grupo de Trabalho “Gênero, Raça, Etnia e Direitos Humanos” na Escola EEFM Dr. Celso Malcher na Terra-Firme, bairro periférico de Belém, a escolha da escola se deu pelo fato do “Projeto Conectando Saberes no Ensino Médio” já desenvolver atividades de ensino na mesma, tendo como público alvo os adolescentes do ensino médio com faixa etária de 16 a 19 anos contando com a presença de 20 alunos, sendo 11 meninas e 9 meninos, tendo como tema “A masculinidade tóxica” objetivando analisar e compreender as consequências do patriarcado sobre as mulheres, bem como os danos para os próprios homens e deste modo ampliar os debates acerca do tratamento desigual no que diz respeito às questões de gênero.


Texto completo:

PDF

Referências


ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Para educar crianças feministas: um manifesto. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017

BOURDIEU, Pierre; KUHNER, Maria Helena. A dominação masculina. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

CARNEIRO, Yanna J. Misoginia: você sabe o que é?. Politize!, 05 ago. 2019. Disponível em: https://www.politize.com.br/misoginia/. Acesso em: 08 out. 2020.

CRISOSTINO, Ana Lúcia; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto (org.). A extensão universitária e a produção do conhecimento: caminhos e intencionalidades. Guarapuava: Ed da Unicentro, 2017.

DIOTTO, Nariel; SOUTO, Raquel Buzatti. Desigualdade de gênero e misoginia: a violência invisível. 10° Jornada de Pesquisa e 9° Jornada de Extensão do Curso de Direito. Santa Maria. 2018.

FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade II - O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

GAY, Peter. O Cultivo do Ódio: a experiência da burguesia da Rainha Vitória e Freud. São Paulo: Cia das Letras.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à diversidade. Editora 34. 2009.

SUTTER, Christina; BUCHER-MALUSCHKE, Júlia Sursis Nobre Ferro. Pais que cuidam dos filhos: a vivência masculina da paternidade participativa. Psico. Rio Grande do Sul, v. 39, n.1, p.74-82.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Conexões de Saberes