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INTERVENÇÕES PARA REDUÇÃO DO PRECONCEITO RACIAL NA ESCOLA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Joana dos Santos, Dalila Xavier de França

Resumo

Nos últimos vinte anos, na literatura em Psicologia Social, no Brasil, observam-se poucas produções sobre ações para reduzir o preconceito e, especificamente, sobre socialização étnico-racial, na escola. Assim, o presente estudo analisa, a partir de estudos já publicados nacional e internacionalmente, nos últimos dez anos, quais intervenções têm sido realizadas, nas escolas, a fim de diminuir o preconceito racial e averiguar se há eficácia efetiva das propostas de intervenção. Para tal, optou-se pela revisão sistemática da literatura, de modo a encontrar o maior número possível de trabalhos e apresentá-los de maneira organizada. Os resultados apresentaram pelo menos três níveis de respostas para redução de preconceito: 1) estudos que testam a teoria do contato de Allport; 2) Educação Multicultural; e 3) estudos brasileiros que avaliam intervenções já existentes nos currículos escolares. Um importante resultado desta revisão diz respeito à pouca publicação de estudos sobre intervenções no Brasil, sendo a totalidade dos artigos da área da educação. Estes achados sugerem a necessidade de que a Psicologia Social brasileira comece a se mobilizar no sentido de construir métodos e instrumentos interventivos para redução do preconceito.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v5i1.14572

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