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TRAJETÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA DE JOVENS DE COMUNIDADES POPULARES VINCULADAS/OS AO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES – PCS/UFPA

Maria José Aviz do Rosário, Thais Pimenta Pimentel, Jesus de Nazaré de Lima Costa

Resumo

O artigo aborda a trajetória de escolarização básica de jovens de comunidades populares vinculados ao programa Conexões de Saberes – PCS/UFPA, com o objetivo de registro, divulgação e ampliação do debate sobre garantia de direitos educacionais. Foi desenvolvido a partir da análise das narrativas contidas nos memoriais produzidos pelos jovens nos anos de 2009 e 2010 e em fontes bibliográficas; articula-se à tese de que a garantia da escolarização básica do ponto de vista quantitativo e qualitativo permite que grupos marginalizados tenham “voz” e que a busca por conhecimento é umas das alternativas de autonomia às classes populares, silenciadas historicamente. A análise das narrativas permite afirmar que as/os jovens do PCS buscaram este caminho.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v5i1.14573

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