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PRECONCEITO E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: O DESAFIO DOS ALUNOS DA EEEFM MÁRIO BARBOSA, RESIDENTES DAS ILHAS E DO BAIRRO DA TERRA FIRME, BELÉM/PA

Rodrigo Souza Soares, Vera Pimentel

Resumo

A pesquisa apresenta dados sobre o preconceito e a variação linguística na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mario Barbosa, com alunos do Projeto Mundiar do 6º ao 9º ano. O público alvo são estudantes que residem nas ilhas no entorno de Belém e no bairro da Terra Firme. A partir de um estágio realizado na escola, observou-se o preconceito sobre a fala dos alunos ribeirinhos e da periferia, além da variedade dialetal na comunidade escolar que possibilitou norte para a pesquisa. O instrumento para coletar dados foi questionário, pesquisa bibliográfica e observação participante, cujo resultado contribuiu para esclarecer a existência do preconceito linguístico e a interferência no ensino-aprendizagem, por meio do conhecimento sobre a fala de cada grupo e as variedades linguísticas existentes na escola de forma positiva.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v5i1.14578

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