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DESAFIOS E RELEVÂNCIAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO AMBIENTE ESCOLAR

Arnaldo Machado Ferreira

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo refletir criticamente sobre os pressupostos teóricos que fundamentam a inclusão escolar do surdo nos dias atuais. Sendo assim levantou-se o seguinte questionamento: No que consiste a inclusão escolar do aluno surdo? Quais as bases legais, teóricas e práticas que fundamentam a sua inclusão no ambiente escolar e quais as relevâncias pedagógicas da Libras para a inclusão do surdo? Essas indagações nos proporcionaram eleger como caminho metodológico a realização da pesquisa bibliográfica, a qual nos possibilitou enriquecer o nosso arcabouço teórico com leituras e fichamentos. Partindo do confronto teórico, concluímos que: um dos pilares para que a efetivação da inclusão do aluno surdo acontecesse é a motivação e a promoção do uso da Libras cada vez mais por toda a comunidade escolar das pessoas que acreditam que direitos humanos devem ser respeitados e assegurados democraticamente, para que todos sejam reconhecidos como ser humano de potencialidades, possibilitando a superação de barreiras, viabilizando a troca de experiências linguísticas, culturais e educacionais em qualquer tempo ou espaço social. Considera-se, assim, a relevância de novas pesquisas sobre a temática a fim de despertar a necessidade de maior discussão e ampliação do conhecimento.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v5i1.14580

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