O uso de Histórias em Quadrinhos como ferramenta de representatividade e incentivo à leitura
Resumo
O presente estudo se propõe a identificar histórias em quadrinhos que abordam temas atinentes à representatividade, em seus aspectos raciais mesclados com elementos culturais. Adotou-se como técnica de pesquisa a análise documental aliados a uma pesquisa bibliográfica. Foram selecionadas amostras de HQ’s nacionais, em específico paraenses, fazendo uma contextualização histórica das HQ’s. Observou-se que é possível identificar HQ’s que abordam abundantemente a temática da representatividade em nível nacional, mas também em um nível regional, dentro do estado do Pará. Constatou-se que apesar das Histórias em Quadrinhos serem consideradas pelo senso comum como um material voltado para o entretenimento, elas podem ser usadas para manifestar representatividade, estimular a empatia e sobretudo incentivar o hábito da leitura, para uma geração que está se desenvolvendo sob a égide dos recursos tecnológicos, os quais não são limitantes, porém de certa forma está se acostumando a usar buscadores e não fazer a leitura completa de textos, escrever e ler em linguagem abreviada. Em suma, a pesquisa mostrou-se promissora, apresentando alguns exemplos de narrativas que geram pertencimento e incentivo naqueles que têm acesso.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v6i2.17068
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Revista Conexões de Saberes