Tecendo saberes de uma educação antirracista nas entrelinhas de Ananse pelas escrevivências dos alunos da Escola Municipal Maria Amoras de Oliveira
Resumo
O presente estudo é de cunho qualitativo e objetiva dialogar com a experiência do projeto de leitura na escola Municipal Maria Amoras de Oliveiras (Bairro Benguí, Belém-PA) e de como tal projeto pode contribuir para uma educação antirracista no enfrentamento do racismo na escola. Partindo de um tema gerador “resgatar nossa história de vida” o professor e os alunos desenvolveram o projeto de leitura “O baú das histórias de Ananse”, tendo como base teórica os estudos de Zelia Amador de Deus sobre os descendentes de Ananse na Amazônia e as escrevivências de Conceição Evaristo para construir reflexões fundamentais para a vivência de relações étnico-raciais democráticas, contra hegemônicas por uma educação libertadora, através de obras de escritores negros e das escritas de vida dos alunos.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v6i1.17075
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Revista Conexões de Saberes