Logo do cabeçalho da página Revista PET Interdisciplinar Conexões de Saberes

Tecendo saberes de uma educação antirracista nas entrelinhas de Ananse pelas escrevivências dos alunos da Escola Municipal Maria Amoras de Oliveira

Rafael Fernando Serrão CHAVES

Resumo

O presente estudo é de cunho qualitativo e objetiva dialogar com a experiência do projeto de leitura na escola Municipal Maria Amoras de Oliveiras (Bairro Benguí, Belém-PA) e de como tal projeto pode contribuir para uma educação antirracista no enfrentamento do racismo na escola. Partindo de um tema gerador “resgatar nossa história de vida” o professor e os alunos desenvolveram o projeto de leitura “O baú das histórias de Ananse”, tendo como base teórica os estudos de Zelia Amador de Deus sobre os descendentes de Ananse na Amazônia e as escrevivências de Conceição Evaristo para construir reflexões fundamentais para a vivência de relações étnico-raciais democráticas, contra hegemônicas por uma educação libertadora, através de obras de escritores negros e das escritas de vida dos alunos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v6i1.17075

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Revista Conexões de Saberes