O teatro para o desenvolvimento da oralidade na educação infantil: experiências em duas escolas dos campos marajoaras
Resumo
O presente trabalho se insere no estudo sobre as atividades cênicas na educação infantil, tendo como objetivo refletir as contribuições do teatro para o desenvolvimento da oralidade infantil, a partir de experiências pedagógicas realizadas em duas escolas dos campos marajoaras, respectivamente localizadas nas cidades de Soure e Salvaterra. A metodologia adotada foi de caráter bibliográfico e de campo que, por meio de referenciais teóricos e de experiencias vivenciadas na escola básica, alisou- se a temática de estudo no desenvolvimento da aprendizagem qualitativa e significativa a realidade das crianças. Os resultados demonstram que a pratica educativa do teatro na educação ajuda no estímulo ao processo de aprendizagem e no desenvolvimento de práticas educativas inovadoras que valorizam o cotidiano escolar e a linguagem infantil. Assim sendo, a oralidade pode ser trabalhada por meio de dramatizações que proporcione às crianças usarem a imaginação e viver uma aventura, tendo na sua potencialidade o despertar pelo gosto a contação e narrativas históricas, a fim de criar um ambiente também em que as crianças se sintam à vontade para expressar suas ideias.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v6i1.17078
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Revista Conexões de Saberes