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Travas e entraves do ensino da filosofia: ecos das políticas neoliberais

Vânia de Fátima Matias de SOUZA, Diego Silva Rodrigues da COSTA, Ewerton de Jesus VIEIRA

Resumo

Este artigo evidencia a importância do ensino da Filosofia na educação básica, na contramão de políticas neoliberais que, porventura, apresentam discursos carregados de preconceito e que, por vezes, deterioram e enfraquecem a importante contribuição das áreas de humanas para a educação brasileira. Partindo da análise metodológica das referências bibliográficas busca-se fundamentar o objetivo deste trabalho, ao investigar como o ensino da Filosofia na educação básica tem sido tratado. Para tanto, se fez necessário compreender a atuação histórica da Filosofia e o empenho para sustentar e abrir possibilidades de uma atuação mais constante dos professores formados nas áreas de humanas, que guiados pelos documentos da BNCC atualizam as suas práticas de ensino, mas enfrentam os desafios de uma política que reproduz os ideais da sociedade capitalista. Ao Refletir sobre o aspecto histórico-social da Filosofia e retomar a construção do saber humano, pretende-se ampliar a discussão com relação ao papel de atuação e a prática de ensino. Faz-se necessário argumentar sobre o modelo formativo apoiado nos documentos e reforçado por uma ideologia dominante em meio à sociedade contemporânea, reforçando a necessidade não só de investimento burocrático na educação, mas principalmente de formação humana, para que o indivíduo se torne mais autônomo e consciente do seu processo formativo


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v7i1.18014

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