MULHER, MÃE E UNIVERSITÁRIA: DILEMAS E POSSIBILIDADES
Resumo
A maternidade é um vivenciar inerente à mulher e necessita ser reconhecida como fragmento naturalizado da existência, não obstante, este estágio está constantemente interposto por múltiplos fatores. O cotidiano das mães-estudantes é manifestado por amplos impasses, asobrecarga é um desses obstáculos com a resultante da evasão de mulheres do Ensino Superior. Pesquisas evidenciam fatores sociais, familiares, econômicos, psicológicos, entre outros, representando os desafios diários para a permanência e o acesso na educação. Assim, torna-se relevante investigar a contextualização que discorre o percurso desse público. Na Universidade Federal do Pará Campus do Tocantins/Cametá-PA (UFPA), foi construído um espaço materno-infantil designado para amparar as acadêmicas e seus/suas filhos/as que vivem no campo. Este estudo tem como objetivo geral, analisar o perfil sociodemográfico, o vivenciar e o experienciar de mães-alunas da UFPA/Cametá-PA. Refere-se a um estudo de corte transversal, do tipo descritivo, com explanações quantitativa e qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionamento elaborado pelas autoras. Considera-se, portanto, que espaços maternais na academia são elementos de relevância para o exercício da democracia participativa e a inclusão e permanência de mães nestes âmbitos.
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